NOVA ESCOLA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA TORNA IMBÉ REFERÊNCIA NO MODELO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

A inauguração da nova Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Jusseni Euzébio de Oliveira, coloca Imbé em um outro patamar na educação inclusiva para alunos com deficiências múltiplas. Bastante emocionado, o prefeito da cidade, Pierre Emerim, abordou as dificuldades que o município encontrou ao trazer a proposta de educar crianças e adolescentes com deficiências visual, auditiva, intelectual, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação com o que há de mais moderno, através de instalações modernas para uma educação especializada:

“Imbé definitivamente se torna referência na educação ao Brasil. Hoje apresentamos ao país um novo modelo de escola inclusiva para alunos com deficiências múltiplas. A Lei em muitos casos mais exclui os alunos e não traz educação com qualidade. Nós entendemos que as crianças com deficiência precisam desenvolver da sua forma através de um plano pedagógico diferenciado para as habilidades que possuem. Esse é o nosso desafio. Quando fomos ao MEC apresentarmos esse novo modelo, eles elogiaram a nossa coragem para apresentar uma nova experiência para apresentar as mudanças tão necessárias para a melhora da educação especial no país”, destacou Emerim.

A Secretaria de Educação, Joselaine Cardoso, afirmou que a Escola Jusseni era um antigo sonho da prefeitura de Imbé e destacou os problemas durante as obras como atraso das empresas para entregar a obra e os desafios para as crianças com deficiências múltiplas aprenderem melhor:
“Nós fizemos de tudo para que cada escola seja perfeita e para que cada escola tenha a estrutura necessária para um ensino de qualidade. Somos o único município da América Latina que possui todas as escolas com Selo da Unesco. Hoje estamos entregando uma escola de qualidade, com tecnologia fora do comum e isso tudo é pensando em cada criança que precisa se desenvolver como ser único. É utopia pensarmos que em uma sala de aula com mais de 20 crianças uma criança com autismo consiga aprender verdadeiramente. Muitas vezes o barulho faz mal aos seus ouvidos. Verdade é que essa criança dentro de uma escola como essa, com no máximo 10 alunos por sala, com uma tecnologia que necessita, com aparato de jogos e brinquedos pedagógicos, irá aprender melhor, se desenvolver muito mais”, destacou.

Localizada na Avenida Academia Riograndense de Letras, 1351, em Mariluz, a instituição tem capacidade para atender até 170 alunos de seis a 17 anos, em três ciclos, com turmas de até 12 alunos por sala de aula e recebeu investimento de R$ 2,4 milhões. Antes, um lixão tomava conta do local e a rua era de saibro. Agora a mudança é visível, com piso intertravado de concreto colocado ao longo da avenida, revitalizando toda a região da Zona Norte da cidade.

A escola contará com 18 servidores, entre professores capacitados, terapeuta ocupacional, psicóloga e merendeiras. Nas últimas semanas, a instituição recebeu mobiliário, como cadeiras, mesas adaptáveis e outros equipamentos como computadores e demais materiais didáticos, brinquedos e recursos diferenciados. Com um total de 1.094,57m² de área, a escola possui salas de aula, áreas para refeitório, sala de psicologia, sala de informática, biblioteca, secretaria, sala de reuniões, além de área coberta. O funcionamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Jusseni Euzébio de Oliveira será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.