Novos soldados iniciam curso da Brigada em Osório

Em Osório, 126 novos soldados iniciam o curso da Brigada Militar.

Sete municípios gaúchos receberam na manhã desta segunda-feira (18) os novos alunos para o curso de formação de soldado da Brigada Militar (BM). Ao todo 860 alunos (688 homens e 172), vão participar do curso de 1.650 horas de instrução. Desses, aproximadamente 12% dos participantes são de outros estados do país e do Distrito Federal. O curso ocorre nas Escolas de Formação e Especialização de Soldados (Esfes) da BM de Monte Negro, Porto Alegre e Osório, além da Escola de Sargentos de Santa Maria e de outros três polos localizados nos municípios de Passo Fundo, Rio Pardo e Santa Rosa.

Segundo o diretor de Ensino da BM, o tenente-coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, os locais de curso foram escolhidos em virtude da “excelência que foi atingida na formação recente de turmas de soldados nesses locais”.  As estruturas e rotinas em todos os locais de curso vão ser adaptadas para garantir a segurança dos alunos e do efetivo envolvido, em virtude da pandemia causada pelo Coronavírus e que atinge todo o Estado.

Vale destacar que todos ao se apresentarem nas escolas, foram avaliados para verificação de sinais e presença de sintomas do Covid-19, antes de seguirem para as demais atividades. Além disso, todos receberam equipamentos de proteção (EPIs) que vão ser utilizados durante todo o curso de formação. Também é importante ressaltar que a Brigada Militar está e vai cumprir todas as medidas para evitar a contaminação e uma possível proliferação do novo coronavírus durante o curso.

EM OSÓRIO

Uma tropa com 126 novos soldados se apresentou na manhã desta segunda na sede Esfes da cidade. Desses, 106 são homens e 20 mulheres. Do total de participantes, 27 são de fora do Rio Grande do Sul. Devido aos cuidados pela pandemia do Coronavírus, as turmas vão ter entre 16 e 24 alunos.

Os alunos-soldados foram recebidos pelo efetivo da Esfes, comandada pelo major Aurélio da Rosa. Nesta segunda-feira, eles receberam orientações gerais e preencheram o cadastro na Esfes, ficando dispensados para ambientação na cidade, procurar imóvel para residir, entre outras providências. O curso inicia efetivamente nessa quinta-feira (21).

VALE RESSALTAR

A Brigada Militar está cumprindo o cronograma do Governo do Estado, sendo esse o primeiro contingente dos três que ingressarão nos próximos anos somando, 1576 novos servidores.

FOTO: BM