Número de falta a consultas médicas chega a 39% em Osório

Como já é característico, o número de pessoas que marcam consultas na rede de saúde pública de Osório é considerado alto, o que gera preocupação. A Secretaria da Saúde vem fazendo há tempo um apelo aos usuários dos serviços oferecidos, para que façam uma reflexão sobre a importância de comunicar a sua Unidade de Saúde ou o Posto Médico Central, caso surja imprevisto que impede de comparecer no dia da consulta marcada. O simples ato de informar o não comparecimento vai contribuir com a próxima pessoa que está aguardando um atendimento. Essa conscientização vai diminuir o tempo de espera de quem está na fila, o que é uma das reclamações dos cidadãos.
Em Osório, o número de pessoas que marcam e não comparecem chega a 39,71%, como é o caso da especialidade de nutricionista. O comportamento errôneo de não desmarcar, é sentido pelos pacientes que aguardam uma vaga na agenda do médico, do especialista ou um exame.
O prefeito Eduardo Abrahão, destaca que essa é uma questão cultural e as pessoas devem agir da mesma forma e com empenho, quando vão procurar a saúde para agendar e para avisar, que não poderão comparecer, seja qual for o motivo. “Todos sabem que a realidade da saúde no país não está fácil e em Osório, que não é diferente, há um grande esforço para atender aos cidadãos, porém, todos devem dar sua parcela de contribuição e fazer sua parte. O sucesso das ações não depende somente do Poder Público, mas sim do coletivo, vamos jogar limpo com nós mesmo e com o próximo e valorizar o que temos. Uma cidade como queremos é feita com o apoio de toda a população”.
O secretário Emerson Magni solicita aos cidadãos para que tenham responsabilidade e consciência e desmarquem consulta agendada, caso existam imprevistos, para que a vaga seja ocupada por quem está aguardando. “O ato de comunicar o não comparecimento, além de não prejudicar o próximo, vai evitar prejuízos para o município que tem feito o possível para oferecer os serviços na área da saúde.
Imagine agora, o quanto você prejudica as tantas pessoas que estão deixando de ser atendidas pelo simples fato de não demarca uma consulta com antecedência? Se coloca no lugar do outro.