thumbO número de pessoas que estão fora de casa devido às chuvas no Rio Grande do Sul subiu de 5.146 para 6.309 conforme divulgou a Defesa Civil nesta terça-feira. O último boletim mostrou que 1.077 famílias estão desalojadas e outras 433, desabrigadas. No total, 125 municípios foram atingidos, sendo que 52 ainda estão em situação de emergência. Segundo a Defesa Civil, Uruguaiana, Itaqui e São Jerônimo são os locais do Estado mais afetados. Os rios Caí, Sinos e Uruguai estão acima do nível de alerta.

A cidade de Itaqui teve suspensão parcial do período letivo e antecipou as férias escolares. A prefeitura do município informou que três escolas estão com alagamentos nesta terça-feira. A previsão é que o retorno das aulas ocorra no dia 13 de junho. Nessa segunda-feira, Nonoai também já havia decidido pela antecipação das férias que deve durar até o dia 12 de junho.

A Secretaria Estadual da Educação deve divulgar ainda hoje o balanço com o número de escolas que foram atingidas por alagamentos no Estado.

A Defesa Civil segue em estado de alerta, com o monitoramento de Coordenadorias Regionais em conjunto com os Municípios, oferecendo toda ajuda necessária aos órgãos de segurança das localidades atingidas.