Até o final da tarde desta sexta-feira (15) já haviam sido registrados 101 casos de Covid-19 em 13 dos 23 municípios do Litoral Norte. Os dados são das secretarias de Saúde dos municípios, portanto pode haver uma discrepância entre esses dados e os apresentados pelo Boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Os novos casos foram confirmados em Arroio do Sal (2), Morrinhos do Sul (1), Terra de Areia (1) e Torres (1).

Das 101 pessoas infectadas com a doença, 73 estão recuperadas, o que equivale a 72,2% do total de pacientes com Coronavírus na região. Ainda tem 24 pessoas em isolamento seja domiciliar ou em hospitais. As cidades que seguem com pessoas em tratamento são: Osório (7), Três Cachoeiras (6), Tramandaí (5), Terra de Areia (3), Arroio do Sal (1), Torres (1) e Xangri-lá (1). Vale ressaltar que essas 24 pessoas estão em isolamento, seja domiciliar quanto hospitalar, assim como todas as pessoas que tiveram contato com elas, que também estão recebendo monitoramento constante. Até agora a região registrou cinco mortes por Covid-19. O último óbito foi confirmado na manhã de ontem (sexta-feira) pela prefeitura municipal de Osório.

Em conversa com o presidente do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Marco Aurélio Pereira, ele informou que a vítima, natural de Osório, tinha 77 anos e sofria de outras comorbidades como diabetes, hipertensão (pressão alta) e enfisema pulmonar. Segundo Marco, o paciente que estava na unidade de internação do HSVP desde segunda-feira (11) acabou tendo o estado de saúde agravado por volta das 15h de quinta (14) e precisou ser transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Osório.

Após passar por tratamento, o idoso não resistiu e veio a óbito na madrugada desta sexta-feira por volta das 4h. Em entrevista a Rádio Osório na manhã de ontem (sexta-feira), o secretário de Saúde Emerson Magni afirmou que o protocolo utilizado pelo Hospital de Osório é de realizar tratamento com Corticoide para todos os pacientes que tiveram síndrome respiratória aguda grave.

O presidente do HSVP declarou que ao ser internado no Hospital, o paciente realizou o teste rápido do novo coronavírus (no dia 12/05), o qual confirmou que o homem estava com Covid-19. Segundo Marco Pereira, foi realizado outro teste no paciente para a confirmação da doença, o qual foi enviado para o Laboratório Central do Estado (Lacen). O teste do Lacen acabou dando negativo, porém o Hospital de Osório em Comunicado confirmou a morte por Coronavírus.

A explicação médica é que o paciente vinha tomando diversos antibióticos devido a outras doenças, o que pode acabar “mascarando” o resultado do teste. Segundo o comunicado oficial do Hospital São Vicente de Paulo, o paciente havia realizado duas consultas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Osório, nesse mês de maio: no dia sete ele consultou para tratar uma infecção urinária e tosse seca; já no dia 10 a consulta foi devido o paciente apresentar dispneia (falta de ar), dor no peito e dor de garganta.

Com essa morte chega a cinco o número de óbitos por Covid-19 no Litoral Norte. Os outros casos ocorreram em Arroio do Sal, Cidreira, Torres e Tramandaí. As vítimas (quatro homens e uma mulher) tinham entre 52 e 80 anos de idade e todos sofriam de problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes, entre outras doenças.

OSÓRIO

A prefeitura de Osório, por meio de Boletim divulgado nas redes sociais na noite desta sexta-feira, confirmou mais um caso de coronavírus na cidade. Agora são 12 casos confirmados no município, sendo que cinco desses já estão curados, cinco estão em isolamento domiciliar e os outros dois estão internados no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

Até o momento foram realizados 214 testes de Covid-19 no município. Desses, além dos 12 confirmados, 144 deram negativos e 58 ainda aguardam resultado. Outras 57 pessoas que apresentaram sintomas da doença, estão em isolamento domiciliar e sendo monitoradas constantemente.

O Hospital de Osório tem apenas uma pessoa internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Segundo o Boletim divulgado pela prefeitura, a paciente está com Covid-19, porém ela é residente de outro município, o que não contabiliza como caso de Osório. A situação é a mesma em relação a morte do morador de Roca Sales (no último domingo, 09/05) que estava internado na UTI do HSVP.

Boletim – Coronavírus COVID-19 – 15/05/2020: