Objetivo principal do 5º Outubro Rosa é alcançado em Imbé

12115626_555929617909408_8543592001897802462_nDurante todo o mês de outubro foram realizadas atividades de conscientização e prevenção contra o câncer de mama, voltadas para as mulheres imbeenses, tendo como objetivo principal diminuir o índice de casos da doença no município. Numa realização da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (SEMDHI) e a ONG Amigas da Mama do Litoral, aconteceu a 5ª edição do Outubro Rosa – “Troque o medo pela coragem, sua vida está em suas mãos.” que teve sua programação de atividades entre os dias 5 a 31 de outubro.
Dentro da programação, o movimento do Outubro Rosa teve várias atividades, incluindo preventivas, festivas, exames clínicos e mamografias. Foram realizadas 15 blitzes de prevenção com a distribuição dos kits informativos. O trabalho foi desenvolvido pelas agentes rosa.
Numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde foram realizados nos postos de saúde de Santa Terezinha, Mariluz, Nova Nordeste e 24 horas, o Dia “D” do autoexame de mama. A ação foi um trabalho em conjunto com a equipe de enfermagem e as agentes rosas com exames clínicos e distribuição de kits de prevenção, onde foram atendidas cerca de 100 mulheres.
Durante a semana de encerramento aconteceu o “Culto Rosa” (25) com a presença aproximada de 100 pessoas em agradecimento a causa dessas mulheres na luta contra o câncer de mama no município.
Marcando o encerramento dessa 5ª edição do Outubro Rosa, aconteceu a “Caminhada Iluminada” com dezenas de pessoas, nessa quinta – feira (29), onde realizaram uma caminhada para chamar a atenção da população que transitava no trecho percorrido pelos participantes. No dia 14 de novembro ocorrerá a Confraternização Rosa com desfiles e baile. Mais informações podem ser obtidas na SEMDHI, através do telefone 3627-8528.
“Foi um mês muito gratificante, pois os objetivos traçados foram alcançados nessa 5ª edição do movimento. Só temos a agradecer a comunidade e aos parceiros desse projeto pelo apoio e carinho a causa de nós mulheres imbeenses. Para o Outubro Rosa 2016 traçaremos uma meta maior e contamos com o apoio de todos nessa luta e combate a doença.” ressaltou a secretaria Nilza Godoy.
O 5º Outubro Rosa foi uma realização da SEMDHI e da ONG Amigas da Mama do Litoral, e contou com o apoio do Gabinete do Prefeito, CORSAN, secretarias municipais da Saúde, Educação e Cultura, Segurança Pública e Trânsito, Obras e Viação.