Obras na Ponte Giuseppe Garibaldi devem terminar hoje

Obras iniciadas no início de junho devem ficar prontas na sexta (3), com mais de 40 dias de atraso.

Após quase três meses passando por obras, a Ponte Giuseppe Garibaldi, que liga os municípios de Tramandaí e Imbé, deve finalmente ser liberada nessa sexta-feira (3). Anunciada no início de junho, a obra de reforço a estrutura da via central da ponte teve início em 09/06 com previsão de conclusão em 45 dias, ou seja, até o final de julho.

Os técnicos do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) estiveram na terça-feira (31/08), realizando uma vistoria no local e informaram que a obra deve ficar pronta até o final de semana, com mais de 40 dias de atraso. Em nota, o Daer declarou que o atraso no cronograma foi causado pela ampliação das obras e também, pelas condições climáticas:

“Inicialmente, seria realizado exclusivamente o reforço das vigas da ponte número dois (central). No entanto, a equipe de Superintendência de Obras de Artes Especiais do Daer também trabalhou nas juntas de dilatação e em duas estacas do pilar 11. Além disso, deve-se considerar alguns dias de chuva e a dificuldade no agendamento do concreto usinado junto a concreteira. Neste momento, as tarefas se desenvolveram nos pontos mais críticos com intuito de evitar a redução da capacidade da estrutura conforme projeto original”, diz a nota emitida pelo Daer.

A seguir veja as obras que foram realizadas na Ponte Giuseppe Garibaldi:

SEIS VIGAS – Retirada do concreto desagregado e limpeza; Apicoamento das vigas (operação de picagem para remoção do reboco ou para incremento da rugosidade da superfície de um elemento construtivo com o objetivo de aumentar a aderência durante a aplicação do revestimento); Chumbamento de pinos fixadores; Colocação do aço CA-50; Colocação das Formas; Concretagem e posterior desforma.

ESTACAS (Aumento do recobrimento) – Limpeza com espátula; Colocação de Forma; Concretagem e posterior desforma.

JUNTAS DE DILATAÇÃO – Retirada do concreto desagregado e limpeza; Concretagem e posterior desforma.

Foto: Litoral na Rede