OPERAÇÃO HOPLITAS

No Litoral Norte, 10 pessoas foram presas durante Operação da Brigada Militar.

Entre a última sexta-feira (16) e domingo (18), a Brigada Militar (BM) realizou diversas ações de combate à criminalidade em todo o Estado. As ações fazem parte da Operação Hoplitas, a qual tem intuito de reduzir o número de homicídios, latrocínios e crimes contra o patrimônio.

Apenas no Litoral Norte, foram 627 veículos abordados, sendo identificadas 1.010 pessoas. Dessas, 10 foram presas, além de outras 37, que foram autuadas por irregularidades de trânsito.

No total, foram abordados 2.333 veículos e fiscalizados 57 estabelecimentos, sendo identificadas 5.626 pessoas, em 236 cidades gaúchas. Dessas, 678 foram presas em flagrante por diversos crimes. Além disso, foram capturados 45 foragidos da Justiça e 34 adolescentes foram apreendidos.

Foram apreendidos aproximadamente 65 quilos de drogas variadas, 26 armas de fogo, 31 armas brancas e 944 munições, além de uma quantidade em dinheiro no valor de R$41.566,90 (quarenta e um mil quinhentos e sessenta e seis reias e noventa centavos). A Operação contou com a participação de 2.310 agentes da Brigada Militar  e de outros órgãos de segurança, sendo utilizadas 633 viaturas.

HOPLITAS – A Operação realizada pela Brigada Militar ganhou esse nome em alusão aos soldados de infantaria da Grécia Antiga, os quais utilizavam de um grande escudo para lutarem nas batalhas: o Hóplon. Daí o nome, Hoplitas. Notabilizados pela disciplina, espírito de corpo e elevado grau de treinamento, os hoplitas simbolizam o espírito guerreiro de uma tropa no enfrentamento de quaisquer adversidades, lutando lado a lado para formar uma linha em defesa de seu povo.

Foto: BM