O município de Osório está sendo representado no 30º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, que iniciou nesta terça-feira (26/6) e segue até quinta-feira (28/6). O evento promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul – COSEMS/RS está sendo realizado no Centro de Eventos da FAURGS, em Gramado.

O Congresso tem como tema “Somando esforços, multiplicando resultados”, e conta também com a Mostra de experiências exitosas dos municípios. O objetivo é propiciar o compartilhamento de experiências municipais bem sucedidas no âmbito do SUS, além de estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções, visando a garantia do direito à saúde.

Foi através da Mostra que Osório apresentou na manhã de hoje, por meio da temática 7 – Atenção Básica o projeto de sucesso “Práticas integrativas e complementares do SUS: o processo de inserção da auriculoterapia como estratégia eficiente e não farmacológica de cuidado na Atenção Básica”. O painel, acompanhado pelo secretário da saúde, Emerson Magni, foi coordenado por Daiani Nara Lessa

Segundo o secretário essa foi a única experiência selecionada do Litoral Norte Gaúcho. “É gratificante mais uma vez poder compartilhar com os demais presentes no Congresso, uma iniciativa de sucesso idealizada na saúde de Osório”.