Os casos do novo coronavírus têm aumentado, nas últimas semanas, em Osório. Desde a última quinta-feira (28/05) até ontem (4), foram confirmados mais 10 casos da doença. Com isso, o município chegou a 40 casos de Coronavírus, passando a assumir a primeira colocação no ranking das cidades do Litoral Norte, que até então era de Torres com 37 casos confirmados.

Das 40 pessoas infectadas em Osório, 27 estão recuperadas, 12 estão em isolamento domiciliar e uma acabou falecendo, no dia 15 de maio. A vítima é um homem de 77 anos, que sofria de problema pulmonar. Segundo o último Boletim divulgado pela prefeitura, na tarde de ontem (quinta-feira), foram realizados 642 testes do novo coronavírus, dos quais 597 deram negativos e cinco aguardam o resultado. Outras 34 pessoas que apresentaram sintomas da Covid-19 estão em isolamento domiciliar e sendo monitoradas constantemente.

Ainda de acordo com o Boletim, cinco pessoas estão internadas na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Dessas, quatro estão com Covid-19 e uma com suspeita da doença. Outra pessoa com suspeita de Coronavírus está na unidade de internação do hospital. Os seis pacientes são residentes de outrascidades, o que não contabiliza os casos para o município de Osório.

LITORAL NORTE

Dos 23 municípios do Litoral Norte, 18 já confirmaram casos de Covid-19. As últimas cidades a confirmarem casos da doença foram Caraá e Palmares do Sul, ambas um cada. Segundo as prefeituras, as duas pessoas estão em isolamento domiciliar e sendo monitoradas. Entre o final da noite de quarta (3) e a tarde de quinta-feira (4), foram confirmados outros casos em Balneário Pinhal (dois), Cidreira (cinco), Imbé (um) e outro em Tramandaí.

Os casos confirmados na região estão distribuídos da seguinte maneira: 40 casos em Osório (27 curados), 37 em Torres (34 curados), 25 em Tramandaí (14 curados), 22 em Capão da Canoa (10 curados), 17 em Três Cachoeiras (todos curados), 14 em Cidreira (um curado), 13 em Terra de Areia (10 curados), 11 em Arroio do Sal (nove curados), 10 em Balneário Pinhal (nenhum curado), 10 em Imbé (cinco curados), nove em Santo Antônio da Patrulha (oito curados), oito em Maquiné (dois curados), cinco em Morrinhos do Sul (todos curados), quatro em Itati (nenhum curado), três em Xangri-lá (dois curados),três em Três Cachoeiras (todos curados), um em Caraá (nenhum curado), um em Dom Pedro de Alcântara (nenhum curado) e um em Palmares do Sul (nenhum curado).

Apenas quatro cidades do Litoral Norte não registraram casos de Coronavírus. São elas: Capivari do Sul, Mampituba, Mostardas e Tavares.Dos 234 casos confirmados do novo coronavírus na região, 148 pessoas já estão curadas, o que equivale 63,2% do total de infectados. Além disso, outras 79 pessoas seguem em isolamento domiciliar ou em tratamento em hospitais do Estado. O número de óbitos no Litoral Norte é de oito, tendo sua última morte confirmada na terça-feira (2), em Tramandaí. Esse foi o terceiro óbito na cidade por causa da Covid-19.

As outras mortes foram registradas em Arroio do Sal, Capão da Canoa, Cidreira e Torres. As oito vítimas (seis homens e duas mulheres) tinham entre 34 e 82 anos de idade e sofriam de outras doenças como hipertensão, diabetes, problemas respiratórios, cardiovasculares, entre outros. A letalidade da doença na região é de 3,4%, sendo maior do que a do Rio Grande do Sul que é de 2,3%.

OUTROS NÚMEROS

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), até o final da tarde desta quinta-feira (4), o Estado tinha cerca de 10,4 mil casos de Covid-19, em 306 cidades gaúchas, com 258 mortes. No Brasil, o número de casos é de aproximadamente 600 mil, com 32,6 mortes. A taxa de letalidade no país é de 5,4%. Em relação ao número de recuperados, aproximadamente 260 mil pessoas já estão curadas, o que equivale a 43,3% do total de infectados. Já no mundo, são mais de 6,3 milhões de pessoas com Covid-19, com 380 mil mortes. A taxa de letalidade da doença é de seis porcento.