Osório possui faixa elevada para travessia ou ondulação transversal

maior_Faixa_Elevada_na_Costa_Gama_siteEm virtude das dúvidas relacionadas aos dispositivos de segurança que estão sendo construídos no município, informamos que Osório possui, hoje, somente faixa elevada para travessia de pedestres em via pública – as que estão ainda em fase de construção pela empresa CRETA Engenharia Eirelli – desde o início da semana, com a mesma função da faixa de pedestres. Nesta fase, também poderá ser construída ondulação transversal.

As placas que indicam a existência das mesmas nas ruas apresentam a escrita “Faixa elevada” e quando situadas em frente as Escolas é “Passagem sinalizada de Escolares”.

As pessoas costumam se referir as mesmas com o termo “quebra-molas”, porém, o nome técnico oficial da placa que identifica, conforme a Resolução 39 de 1998 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “Saliência ou lombada”, logo “quebra-molas” não existe, é apenas uma referência popular.

O dispositivo que as pessoas identificam com esse nome popular chama-se “Ondulação transversal”, exemplificando, é a que existia em frente a Escola Prudente de Morais, antes da recuperação asfáltica e a da frente da escola Cônego Pedro que vai ser substituída por uma faixa elevada.

 Fique atento: quebra-molas não existe segundo o Contran. Em Osório temos somente faixa elevada para travessia ou ondulação transversal.