Osório recebeu 4º Torneio Soul Cup Scaini de Beach Tennis

Feminina Iniciante: Campeãs Natália e Mariza e vice-campeãs Josiane e Flaviana.

Entre os dias 13 e 15 de maio, o Soul Beach Sports, em Osório, recebeu o 4º Torneio Soul Cup Scaini de Beach Tennis. A competição, organizada pelo Ponto do Jogo, contou com aproximadamente 200 atletas, os quais disputaram as seguintes categorias: Feminina (Iniciante, C, D e C/D 40+), Masculina (C e D) e Mista (Iniciante, D e Open). Veja a seguir como foi a final em cada categoria:

FEMININA INICIANTE (12 duplas)

Final – Mariza/Natália 6 x 3 Josiane/Flaviana

Adupla de Tramandaí formada porJosiane e Flaviana começou melhor. No primeiro game elas abriram 40×0 no ataque para fora de Natália. No lance seguinte, Josiane acertou um lobe para fazer 1 a 0. O empate de Mariza e Natália saiu no game seguinte, com direito a dois aces de Natália: 1 a 1.

No terceiro game, a dupla de Santo Antônio da Patrulha conseguiu a virada, com direito a quebra de serviço. Com Flaviana errando muito, a dupla abriu 0x40. Porém, acabaram levando o 40 a 40, no ace de Flaviana e dois erros de devolução de Mariza. No No-Ad (ponto do jogo), Mariza acertou o ataque para fazer 2 a 1. No quarto game, Mariza foi para o saque e ela e parceira fizeram 40×15 na devolução para fora de Josiane. Em outra devolução errada, desta vez de Flaviana, Mariza e Natália fecharam a parcial fazendo 3×1.

No quinto game, Josiane e Flaviana confirmaram o serviço, descontando para 3 a 2. As duas venciam a parcial por 40×30. Na última bola, a dupla adversária mandou um lobe, Flaviana conseguiu ir buscar uma bola quase perdida e contando com a ajuda da fita, conseguiu definir o ponto, fechando o game. Na sequência do jogo, Mariza e Natália abriram 40×15 após Natália conseguir defender uma bola no susto. O ponto final saiu no ataque de Mariza, contando com auxílio da fita: 4×2.

No sétimo game, Josiane e Flaviana fizeram 40×30, aproveitando a devolução na rede de Natália, após saque de Flaviana. Na bola seguinte, mais um erro de Natália, dessa vez na tentativa de um ataque acelerado na paralela: 4×3. Porém, a tentativa de reação parou por aí.

Com o game empatado em 30×30, Josiane e Flaviana mandaram dois lobes para fora (um de cada uma) e viram Mariza e Natália fazerem 5 a 3 e ficar a um game do título. Pressiona, Josiane foi para o saque no nono game. Com as duas duplas errando muito, a parcial estava empatada em 30×30, até Natália acertar um belo smash para deixar o game em 30×40. Tendo o match point, Mariza e Natália viram Josiane mandar o saque na rede, confirmando o título da Feminina Iniciante para a dupla de Santo Antônio.

FEMININA C (seis duplas)

Final – Taís/Ludimila 7 (8) x 6 (6) Isabeli e Maria Luisa

O jogo começou equilibrado. Com Maria Luisa no saque, ela e parceira fizeram 40×15 no primeiro game, após smash de Isabeli. A dupla adversária chegou a descontar para 40×30, no smash de Ludimila. Mas na sequência, após boa troca de bolas, Isabeli matou o ponto com uma largada na paralela: 1 a 0. O empate saiu no game seguinte. No lobe de Maria para fora, Taís e Ludimila fizeram 40 a 30. Na bola seguinte, Ludi mandou o saque na rede: 40 a 40. E no ponto decisivo, após outra bela troca de bolas, Ludimila definiu a parcial com uma largada no meio da quadra: 1 a 1.

A partir do terceiro game, Isabeli e Maria Luisa começaram a abrir no placar, aproveitando os erros da dupla adversária. Na devolução na rede de Ludimila, as meninas abriram 40×15. E no lance seguinte, Taís furou o smash, cedendo o 2 a 1. No quarto game, foi um festival de erros dos dois lados. Após Taís sacar na rede, Beli acertou um belo smash para fazer o 3 a 1.

No quinto game, Taís e Ludimila fizeram 15×40, na devolução de Maria para fora. Isabeli e Maria Luisa foram buscar o 40 a 40 com a bola na linha de Maria e no ataque para fora de Ludi. No No-Ad, Beli mandou um smash e Taís devolveu com uma largada na paralela: 3 a 2. Em nova quebra de serviço, o time Borússia conseguiu chegar ao quarto ponto. Após outro game equilibrado, em outro No-Ad, Taís jogou para fora o lobe, cedendo o 4 a 2.

O sétimo game foi bastante decisivo para a partida. Com Isabeli no saque, ela e Maria Luisa abriram 40 a 0 na parcial, depois de Ludimila mandar a devolução para fora. Porém, Taís e Ludi buscaram o empate: primeiro no smash de Ludimila e depois nos erros de Maria (smash) e Beli (lobe), ambos para fora. No ponto decisivo, Isabeli sacou na rede, cedendo o 4 a 3.

Taís e Ludimila começaram a crescer no jogo e buscaram a virada. Com Taís no saque, a dupla fez 40×15 no oitavo game, após a bola de Maria parar na rede. No lance seguinte, Isabeli mandou a devolução do saque na rede, cedendo o 4 a 4. A virada saiu no nono game. Depois de estarem tomando 40×15, Taís e Ludi foram buscar a igualdade na parcial, primeiro na insistência de Ludimila que mandou três smashs seguidos para fazer 30×40 e depois no ataque de Maria para fora. No No-Ad, Taís acertou um lobe e fez o 5 a 4.

Maria e Beli voltaram para a partida e conseguiram virar o marcador. No décimo game, as duas abriram 0x40, no smash de Maria. A dupla adversária chegou a descontar para 30×40 num gancho e depois num ace de Taís. Mas no lance seguinte, Maria acertou um belo ataque no fundo, deixando tudo igual em 5 a 5. No game seguinte veio a virada. Aproveitando os erros de Taís e com um belo ace de Beli num saque lobe, a dupla fez 40×15, confirmando o serviço no smash de Maria Luisa: 6×5.

Vendo a dupla adversária a um game do título, Taís e Ludimila começaram sentindo a pressão, saindo perdendo de 0x30, após saque na rede de Taís e largada para fora de Ludi. Elas conseguiram empatar em 30 a 30, no smash de Isabeli na rede e no smash na paralela de Taís. No lance seguinte, Taís mandou o lobe para fora: 30 a 40 e match point para Isabeli e Maria Luisa. No lance seguinte, Ludi acertou um belo smash para deixar tudo igual: 40 a 40. E no ponto decisivo, novamente Ludimila apareceu para acertar outro smash, fazendo o 6 a 6 e levando a decisão para o tie break.

Tie Break – Maria e Isabeli fizeram 1 a 0 no smash no fundo de Beli. Taís e Ludimila empataram na sequência, no lobe para fora de Maria Luisa. Mas as meninas conseguiram fazer 3 a 1 nos smashs de Beli e Maria Luisa. Na sequência veio a reação e a virada de Taís e Ludi: o segundo ponto saiu na largada de Taís na paralela. O empate saiu na devolução de Maria na rede após saque de Taís. Já a virada em 4 a 3 ocorreu em outra devolução na rede, dessa vez de Maria Luisa.

As meninas acabaram sentindo a pressão e mesmo com Maria no saque, Taís e Ludimila aproveitaram para abrir 6 a 3, depois da largada de Isabeli e o lobe curto de Maria pararem na rede. Porém, Beli e Maria não desistiram, salvaram três match points e buscaram a igualdade no marcador. Após boa troca, Maria acertou o lobe para fazer 6 a 4. Na sequência, Ludimila mandou um smash em cima de Maria que devolveu com um lobe no fundo: 6×5. Já o empate, saiu após outro belo rali, finalizado na bola para fora de Taís.

Com o tie break empatado, Isabeli foi para o segundo saque. Depois de algumas trocas, Maria jogou para o lobe, cedendo o 7 a 6. Com mais um match point a seu favor, Taís foi para o saque e no lobe de Ludimila, a dupla fechou o tie break em 8 a 6, confirmando o título da Feminina C para elas.

Feminina C: Campeãs Taís e Ludimila e vice-campeãs Maria Luisa e Isabeli.

Já está virando clássico o duelo entre as duas duplas. No final de março, Sheila e Fernanda levaram a melhor na final do Torneio da Ferrari Sports, vencendo pelo placar de 6 a 4. Já em abril, no campeonato da Pro Sports, Cheila e Grace derrotaram Sheila e Fernanda nas semifinais por 6 a 3 e depois se sagram campeãs ao derrotar na decisão Cassiane e Lenise pelo mesmo placar. Portanto, o confronto era uma espécie de tira-teima para decidir qual das duas duplas é a melhor.

E como era previsto, o jogo começou equilibrado. Sheila e Fernanda começaram tomando 0x30, após duas devoluções de Grace. A dupla formada por mãe e filha buscou a virada para 40 a 30, com direito a dois aces de Sheila. No lance seguinte, Sheila mandou o ataque na rede: 40 a 40. No ponto decisivo, depois de um belo rali, Grace atacou uma bola no fundo em cima da linha para fazer 1 a 0.

A partir daí Sheila e Fernanda começaram a tomar conta da partida, chegando a abrir 3 a 1 no marcador. Aproveitando os erros de Cheila Souza, a dupla conseguiu o empate na devolução de Cheila na rede. A virada veio na confirmação de serviço (o primeiro na partida). Com as duas duplas errando muito, Grace acertou uma bola acelerada no meio para fazer 30×40. No smash de Sheila, a dupla Costa empatou a parcial em 40 a 40. E no No-Ad, Fernanda aproveitou uma bola que sobrou na rede para bater para baixo e fazer o 2 a 1. No quarto game, mãe e filha fizeram 30×40 no lobe de Sheila e fecharam a parcial na sequência, no saque para fora de Cheila Souza: 3 a 1.

O quinto game poderia ter sido de Sheila. Com dois aces e um lobe dela, a dupla fez 40×30, tendo a chance de abrir 4 a 1 no marcador. Porém, Cheila e Grace conseguiram buscar o game, primeiro no smash de Grace (40×40) e na sequência, após um belo rali, a definição no ataque no fundo de Cheila Souza: 3 a 2.

Sheila e Fernanda voltaram a abrir vantagem. No sexto game, elas estavam perdendo de 40×30 após Sheila devolver uma bola na rede. Mas a dupla buscou a virada na parcial. Sheila mandou um smash no fundo para deixar tudo igual: 40×40 e em outro No-Ad, Cheila sacou na rede, cedendo o 4 a 2. O quinto ponto veio na confirmação de serviço. Com Fernanda no saque, ela e a parceira abriram 40×15 no lobe no fundo de Fê. No lance seguinte Fernanda sacou e Cheila mandou a devolução na rede: 5×2.

Pressionada, Grace foi para o saque, aquele que seria o início da reação dela e de Cheila Costa. No lobe para fora de Fernanda, a dupla fez 40×30. Grace mandou o smash para fora, cedendo o 40×40. No ponto decisivo, após uma boa troca, Sheila mandou para fora o smash e a bola do título: 5×3. No nono game, Sheila e Fernanda saíram tomando 0x30, após dois erros de saque de Sheila (um para fora e outro na rede). Fê resolveu chamar a responsabilidade e com dois smash (um na paralela na linha e outro na diagonal) deixou tudo igual: 30 a 30. Com o ataque de Grace na rede, mãe e filha venciam a parcial por 40×30 e tinham novamente a chance de fechar o jogo. Porém, Fernanda mandou o lobe para fora e no No-Ad, Grace acertou um belo smash para fazer o 5×4.

O empate de Cheila Souza e Grace saiu no décimo game. Contando com a sorte, o lobe de Grace acabou passando da rede e a bola caindo em frente a dupla adversária: 40×30. Já a bola que definiu a parcial também ocorreu num lance de sorte: Grace foi buscar a largada de Sheila e com ajuda da fita, fechou o game, fazendo o 5 a 5. Entretanto, a reação parou por aí.

Fernanda foi para o saque e no ataque de Grace para fora, ela e a mãe fizeram 40×15. No lance seguinte, Fê Souza acertou um lobe, fazendo 6×5. Num game equilibrado, Fernanda soltou o braço num smash, sem chances de defesa para Cheila: era o 30×40 e mais um match point para a dupla Costa. Na bola seguinte, Fê tentou um smash na paralela e acabou jogando para fora: 40 a 40. No No-Ad, Fernanda acertou um belo lobe para fechar o jogo em 7 a 5 e confirmar o título da Feminina D para ela e a mãe Sheila.

Feminina D: Campeãs Sheila Costa e Fernanda e vice-campeãs Cheila Souza e Grace.

FEMININA C/D 40+ (seis duplas)

Final – Tati/Helen 6 x 4 Tieli/Suzane

Tieli e Suzane saíram fazendo 0x30 na primeira parcial, aproveitando os erros da dupla adversária. Mas com dois aces de Helen, ela e a parceira viram para 40×30. Na sequência, Tati mandou o smash na rede, cedendo o 40×40. No ponto decisivo, após boa troca de bolas, Tati acertou um lobe na linha para fazer 1 a 0. O empate saiu no game seguinte. Aproveitando os erros de Tati e Helen, Tieli e Suzane abriram 40×0, fechando a parcial no lobe de Tieli: 1 a 1.

A partir daí, Tati e Helen começaram a tomar conta do jogo. Com direito a dois aces de Tati, a dupla fez 40×30, fechando a parcial no lobe para fora de Tieli: 2 a 1. No quarto game, Tati e Helen fizeram 30×40 e no saque de Suzane para fora confirmaram a primeira quebra da partida: 3 a 1. Com Helen soltando o braço, a dupla novamente fez 40×30 e na devolução de Tieli na rede, fechou o game, fazendo 4 a 1.

Com a boa vantagem, Tati e Helen relaxaram e viram a dupla adversária encostar no placar. Com Tieli no saque, o sexto game estava empatado em 30×30, quando Tati atacou uma bola na rede. No lance seguinte, Tati mandou para fora o lobe, cedendo o 4 a 2. No sétimo game, Tati mandou um saque na rede, cedendo o 15×40 para Tieli e Suzane. Na bola seguinte, Tieli mandou o smash em cima de Helen, que devolveu com um ataque na paralela, descontando para 30×40. A definição do ponto veio quando Helen mandou o lobe para fora: 4×3. A partir daí a final seguiu equilibrada.

No oitavo game, com Suzane no saque, Tati e Helen fizeram 15×40 na devolução na rede de Tieli. A dupla adversária chegou a descontar no lobe de Suzane (30×40). Mas na jogada seguinte, Tieli mandou o ataque na diagonal para fora, cedendo o 5 a 3. Sacando para vitória, Helen começou com um ace e um saque na rede (15×15). Após Suzane mandar um lobe para longe, Tati acertou outro lobe para fazer 40×15 na parcial. Mesmo com três bolas para fechar o jogo, Tati e Helen acabaram tomando a virada: primeiro Helen mandou outro saque na rede (40×30). Depois Suzane mandou a devolução na paralela para fazer 40 a 40. No No-Ad, Tati jogou o lobe para fora: 5 a 4.

Tieli foi para o saque e ela e Suzane conseguiram fazer 30 a 0. Mas Tati e Helen buscaram a virada, fazendo 30×40 no smash de Helen. Confirmando a ótima partida, Helen fechou o game com um smash na paralela: 6 a 4 e título da Feminina C/D 40+ para Tati e Helen.

MASCULINA C (12 duplas)

Final – Chico/Maninho 7 (7) x 6 (3) Pretinho/Tiago

Chico e Maninho começaram com tudo: com um ace e dois erros de Pretinho, a dupla abriu 40×0, fechando a parcial com outro ace de Chico: 1 a 0. No segundo game, Pretinho e Tiago fizeram 40×15, na devolução de Chico na rede. No smash de Pretinho em cima de Maninho saiu o empate em 1 a 1.

Chico e Maninho abriram 40×15 no terceiro game.  A dupla adversária tentou uma reação, mas no ponto decisivo, a devolução de Pretinho na rede definiu o 2 a 1. Soltando o braço, Tiago e Pretinho buscaram o empate: No smash de Pretinho, a dupla abriu 40×0 na parcial. A dupla adversária chegou a descontar na devolução de Maninho (40×15), mas Pretinho mandou outro smash em cima de Maninho, para fazer o 2 a 2.

E o jogo seguiu equilibrado. Errando muito, Chico e Maninho viram a dupla adversária abrir 0x40 e no smash na rede de Chico, Pretinho e Tiago conseguiram a primeira quebra do jogo e a virada no placar: 3 a 2. A vantagem não durou muito. Em um game equilibrado, Pretinho sacou, a bola bateu na fita e não passou: 30×40. Na sequência, após belo rali, Pretinho acertou o smash para fazer 40 a 40. No No-Ad, Tiago acabou levantando uma bola próxima a rede e Chico, com tranquilidade, aproveitou para matar o ponto: 3 a 3.

No sétimo game, teve virada de Maninho e Chico. Depois de fazer 40×30, no smash de Maninho para cima de Pretinho, a dupla fechou a parcial com outro smash, dessa vez de Chico na paralela: 4 a 3. No oitavo game, Tiago acabou errando dois saques, cedendo o 0x40 para a dupla adversária. Na sequência ele e Pretinho conseguiram reagir, graças a duas devoluções erradas (uma de Chico para fora e outra de Maninho na rede) e um ace com ajuda da fita, que acabou tirando a chance de defesa de Maninho. No ponto decisivo, Chico acertou um lobe, fazendo 5 a 3.

Jogando no tudo ou nada, Tiago e Pretinho conseguiram a virada. No nono game, a dupla fez 15×40 no smash de Pretinho. Na sequência, Chico sacou e Tiago devolveu na rede: 30×40. Mas no lance seguinte, Pretinho devolveu com um lobe o saque de Chico, descontando para 5 a 4. O empate saiu na confirmação de saque de Pretinho. Após ele fazer 40×15 em um smash, a dupla viu Maninho devolver o saque de Pretinho na rede: 5 a 5. Já a virada, veio com uma quebra, em outro erro de Maninho. Em um game só de erros, o ataque de Maninho para fora cedeu o 6 a 5 para Tiago e Pretinho.

Tiago foi para o saque no 12º game. Pretinho acertou o smash na rede: 0x15. Em dois aces de Tiago, ele e o parceiro viraram a parcial para 30×15. No lance seguinte, Pretinho mandou o ataque para fora: 30 a 30. Na jogada seguinte, Tiago mandou o saque na rede: 30×40. O mesmo Tiago acabou jogando um lobe para fora, cedendo o 6 a 6, resultado que levou a decisão para o tie break.

Tie Break – Num início equilibrado, Maninho fez 1 a 0 com ataque na diagonal. Pretinho deixou tudo igual com um smash: 1 a 1. No saque da rede de Pretinho, Chico e Maninho fizeram 2 a 1. Mas em outro smash de Pretinho, saiu um novo empate: 2 a 2. A partir daí Chico e Maninho deslancharam no placar, ficando muito próximos do título.

Chico acertou um lobe fazendo 3 a 2. O mesmo Chico fez o 4 a 2 com um smash, após defesa de Tiago numa largada de Chico. Na sequência, Tiago mandou um voleio na rede, cedendo o 5 a 2. No ponto seguinte, Tiago mandou um smash em cima de Maninho, que devolveu no fundo: 6×2. Chico foi para o 2º saque e sacando para a vitória, o atleta de Santo Antônio mandou a bola na rede: 6×3. Mas na segunda chance de fechar, a dupla não desperdiçou a chance: Maninho mandou um smash e Tiago devolveu com um lobe para fora: 7 a 3. Final de jogo! Vitória de Maninho e Chico e título da Masculina C para eles.

O DETALHE – Um lance foi crucial para que Maninho e Chico ficassem com o título. A jogada aconteceu nas quartas de final da competição. A dupla estava perdendo por 5 a 1 para Filé e Renan, quando Chico parou na jogada alegando que Renan teria queimado o saque, o que de fato já havia acontecendo durante todo o torneio.

A partir daí a organização precisou colocar alguém para cuidar a partida, já que os jogos não contam com a presença do árbitro, sendo os lances definidos pelas duplas dentro de quadra. Entretanto, a informação de que Renan estaria queimando o saque chegou a Chico de uma pessoa de fora da quadra, o que é completamente proibido por se  tratar de interferência de fora de fora.

Depois de muita discussão, a partida seguiu com as duas duplas se provocando e vibrando a cada lance. No final, Renan e Filé acabaram levando a pior. Claramente o lance desestabilizou a dupla, principalmente Renan, que saiu do jogo. No final, vitória de virada de Chico e Maninho por 7 a 5. O resultado foi o divisor de águas para que a dupla pegasse moral, avançando até a grande decisão, onde acabaram ficando o título.

MASCULINA D (24 duplas)

Final – Edgar/Igor 6 x 3 Diego/Fabio

Edgar e Igor começaram melhores e abriram 3 a 0 logo no início da partida. A dupla fez 1 a 0 no ace de Edgar. No segundo game, após fazerem 30×40 no smash de Igor, Edgar devolveu o saque de Fábio com uma bola no fundo da quadra para fazer o 2×0. Já o terceiro ponto saiu na devolução para fora de Diego, no saque de Igor.

O primeiro ponto de Diego e Fábio saiu no quarto game. No lobe para fora de Edgar, a dupla abriu 40×0. No lance seguinte, Diego sacou para fora: 40×15. Na sequência, Diego mandou a devolução para fora, cedendo o 3 a 1. No quinto game, novo 40×15 para Edgar e Igor, no lobe para fora de Diego. Na jogada seguinte, Diego errou a devolução, cedendo o 4 a 1.

Mesmo com o placar elástico, a partida em si seguia disputada, com grandes lances, belos ralis e os quatro atletas soltando o braço. Após um game equilibrado, Fabio fechou a parcial com um ace, descontando para 4 a 2. O sétimo game também foi parelho, sendo decidido no No-Ad, com Diego fechando no smash após Edgar ter feito bela buscada no fundo: 4×3.

No oitavo game, mais um 40×40 e no ponto decisivo Edgar, com um smash acelerado, fez 5 a 3. Edgar foi para o saque e ele e o parceiro saíram perdendo de 0x30. No smash para fora de Fábio a dupla descontou para 15×30, mas na sequência, Diego acertou um smash fazendo 15×40. Pressionado, Edgar sacou e com um ace fez 30×40. No lance seguinte, Edgar mandou um smash e Fábio devolveu na rede. Com a chance de fechar o jogo, Edgar e Igor não desperdiçaram a oportunidade. Edgar mandou um smash na paralela e Fábio não defendeu. Final de jogo! Vitória de Edgar e Igor por 6 a 3 e título da Masculina D para a dupla.

MISTA INICIANTE (nove duplas)

Vinicius/Gabriela 7 (7) x 6 (5) Ricardo/Maíra

O jogo já iniciou com uma quebra. Com Vinicius no saque, Ricardo e Maíra fizeram 30×40, fechando o game no smash de Ricardo: 1 a 0. No segundo game foi a vez de Vinicius e Gabriela fazerem 30×40, fechando a parcial no smash na rede de Ricardo: 1×1. No terceiro game, Vini e Gabi venciam por 40×30, mas acabaram tomando o 40 a 40 na devolução para fora de Gabriela. No ponto decisivo, Gabi sacou para fora, cedendo o 2 a 1. Saque para fora de um lado, saque para fora do outro: Vinicius e Gabriela venciam por 30×40 quando Maíra sacou para fora, cedendo o 2 a 2.

E a partida seguia equilibrada. Ricardo e Maíra abriram 0x40 no quinto game, no smash de Ricardo. Depois de dois erros não forçados de Maíra, a dupla conseguiu fazer o 3 a 2 com um belo smash na paralela. No sexto game, Vinicius e Gabriela fizeram 30×40 no smash de Gabi. Na bola seguinte, Maíra tentou uma largada na paralela, mas jogou para fora: 3×3.

Só no sétimo game teve a primeira confirmação de serviço. Depois de estar perdendo por 30×40. Gabriela e Vinicius conseguiram a virada: primeiro no lobe de Gabi e depois no ataque para fora de Maíra: 4×3. No game seguinte, mais uma quebra: no saque na rede de Maíra na rede, Gabi e Vini fizeram 15×40 e no lance seguinte Gabriela acertou um belo lobe para fazer 5 a 3.

Sacando para vencer, Vinicius acabou sentindo a pressão. No smash de Ricardo, ele e Gabriela viram a dupla adversária abrir 15×40. O próprio Vinicius, no lance seguinte, acabou mandando o smash na rede, cedendo o 5 a 4. O empate saiu no décimo game. Com Maíra no saque, ela e o parceiro fizeram 40×15 no smash de Ricardo. Com outro smash de Vinicius na rede, a partida estava novamente empata, com o placar de 5 a 5.

Mais motivados, Maíra e Ricardo buscaram a virada, fechando o 11º game no lobe de Maíra. Entretanto, Vini e Gabi conseguiram empatar e levar a decisão para o tie break. Com Maíra no saque, ela e Ricardo fizeram 40×30 no smash de Vinicius para fora. Porém, Maíra botou para fora o lobe: 40 a 40. No ponto decisivo, Vini mandou uma largadinha para fazer o 6 a 6.

Tie Break – Ricardo e Maíra começaram melhores, fazendo 2 a 0 no smash de Ricardo e no lobe de Vinicius na rede. Vini e Gabi buscaram o empate no lobe para fora de Maíra e no smash de Vinicius que Maíra não conseguiu devolver: 2 a 2. Na sequência, Ricardo e Maíra voltaram a abrir no placar. Vini atacou na rede, cedendo o 3 a 2. Vinicius mandou o lobe para fora: 4 a 2. Maíra acertou um lobe no fundo para fazer 5 a 2.

A dois pontos do título, Ricardo e Maíra acabaram sofrendo um apagão e deixaram escapar o campeonato após tomarem a virada. Vinicius sacou e Maíra devolveu para fora: 5×3. Vini, com uma bela largada, descontou para 5 a 4. O empate saiu no lobe de Gabriela na devolução do saque de Ricardo. Já a virada, saiu no erro de Ricardo na largada que não passou na rede. No lance seguinte, Vinicius acertou outra largadinha para fazer o 7 a 5 e confirmar o título dele e de Gabriela na Iniciante Mista.

O DETALHEO título de Vinicius ficou manchado devido por um fator: o de que ele joga todos as competições na categoria D e, por tanto, não seria mais iniciante. A organização alegou de que por se tratar do primeiro campeonato organizado por eles, que Vinicius participa, o atleta poderia jogar na iniciante. Porém, o que se viu em quadra, foi um desnivelamento nos jogos, já que Vinicius pertence a uma categoria acima dos demais competidores. Pela justiça, Ricardo e Maíra deveriam ficar com o título, mas como no esporte, nem sempre o justo vence, Vinicius e a parceira Gabriela ficaram com o troféu de campeões.

MISTA D (15 duplas)

Final – Vinicio/Lia 6 x 3 Anderson/Jaqueline

Na partida chamada de ‘Final do Amor’, já que as duas duplas eram formadas por casais, Vinicio e Lia levaram a melhor sobre Anderson e Jaqueline. Depois de encarem uma maratona de jogos, os quatro atletas entram em quadra no início da madrugada de domingo (15), para a grande final.

O cansaço pode ser visto logo no início, quando o primeiro game só teve erros, sendo definido em uma devolução para fora: 1 a 0 Lia e Vinicio. No segundo game os erros seguiram, sendo a parcial finalizada no smash na paralela de Anderson: 1 a 1. 

Aos poucos os erros foram diminuindo e a partida melhorando. O terceiro game foi de Vinicio. Ele acertou dois lobes seguidos e um smash no meio da quadra, fazendo 2 a 1 na partida. Já no quarto game, Vinicio acabou errando dois ataques e no ace de Anderson, ele viu a dupla adversária empatar o jogo em 2 a 2.

No game seguinte, saiu a primeira quebra da final. Com Lia no saque, Anderson e Jaqueline fizeram 15×40 no saque para fora. Na bola seguinte, Anderson acertou um smash junto a rede para fazer o 3 a 2. Porém, a vantagem não durou muito. No sexto game, no No-Ad, Jaqueline definiu a parcial após terminar um belo rali com um lobe para fora: 3×3.

Parada e nova virada: No sétimo game, o jogo estava 40×30 para Vinicio e Lia, quando Vinicio parou na jogada após alegar que não ouviu o impacto da bolinha quando Anderson atacou a bola. Na jogada Vinicio teria alegado que a bola teria batido na mão de Anderson, o que não é permitido. Vale lembrar que o grip da raquete também não faz som quando é atingido pela bolinha. No final, as duplas optaram por voltar o ponto. No lance seguinte Vinicio acertou o smash, fazendo 4 a 3 na partida.

O ponto acabou sendo decisivo, já que Anderson e Jaqueline saíram da partida. Anderson foi para o saque e após Jaque dar um smash na rede, a dupla viu Vinicio e Lia abrir 15×40. Na bola seguinte, Anderson sacou para fora: 5 a 3. Com Lia sacando para a vitória, ela e Vinicio abriram 40×0 e no lance seguinte, Jaqueline devolveu para fora o saque, cedendo o 6 a 3 e confirmando o título da Mista D para Vinicio e Lia.

OPEN MISTA (seis duplas)

Final – Pretinho/Carol 7 (7) x 6 (4) Filé/Isabeli

A partida começou com muitos erros das duas duplas. No primeiro game, Filé e Isabeli fizeram 40×30 na devolução para fora de Pretinho. A definição da parcial também saiu numa devolução para fora, dessa vez de Carol: 1 a 0. No segundo game, Pretinho e Carol fizeram 40×30 no smash acelerado de Pretinho. No lance seguinte, Filé acertou o smash na paralela para deixar tudo igual: 40×40. No ponto decisivo, Isabeli mandou a devolução na rede: 1 a 1. A virada veio com uma quebra no terceiro game. Depois de fazer 15×30 na parcial, Pretinho definiu o game com dois smashs: 2 a 1.

Aí foi a vez de Filé e Isabeli virarem o placar. No No-Ad, após bom rali, Carol mandou o smash para fora, cedendo o empate em 2 a 2. No game seguinte, a dupla confirmou o serviço e no smash de Filé na linha fez 3 a 2.  No sexto game, Carol e Pretinho fizeram 40×15 no smash acelerado de Pretinho. Beli descontou com uma bela devolução, mas na jogada seguinte, Isabeli mandou a devolução para fora deixando tudo igual: 3 a 3.

O equilíbrio seguiu no decorrer da partida. No sétimo game, Carol e Pretinho conseguiram nova quebra. Com Filé no saque, eles abriram 0x40 no smash de Pretinho. No lance seguinte, Isabeli mandou o smash na rede: 4 a 3. Em um game disputado, Filé e Beli conseguiram o empate, em nova quebra. Depois de Isabeli fazer 30×40 com um smash no fundo da quadra, na bola seguinte Carol tentou o ataque e Beli devolveu na diagonal para deixar tudo igual no marcador: 4×4.

O público presente no ginásio do Soul estava vendo um baita jogo, com lindas jogadas por parte das duas duplas. No 9º game, Isabeli foi para o saque e Carol e Pretinho abriram 15×40 na devolução de Pretinho. Depois de Carol mandar o ataque após boa troca de bolas, Pretinho acertou um voleio na diagonal para fazer o 5 a 4. Com Carol no saque, Filé e Beli venciam a parcial por 15×40 e na devolução de Pretinho para fora a dupla, novamente deixou tudo igual: 5 a 5.

No 11º game, Filé e Isabeli conseguiram confirmar o serviço e voltar a frente no marcador. Depois de estarem perdendo por 30×40, Beli acertou um smash na paralela, deixando tudo igual: 40 a 40. No ponto decisivo, Pretinho jogou o lobe para fora, cedendo a virada: 6 x 5. No game decisivo, Carol e Pretinho fizeram 40×30, na devolução na rede de Filé. Na jogada seguinte, Isabeli mandou o lobe para fora: 6 a 6 e o campeão seria conhecido no Tie Break.

Tie Break – Semelhante a toda partida, o cenário do tie break também seguiu o mesmo, com muito equilíbrio entre as duas duplas. Pretinho e Carol saíram na frente no smash de Pretinho. Filé e Isabeli empataram no ataque para fora de Carol: 1 a 1. A virada veio no smash de Beli, que Carol devolveu para fora. Mas na insistência de Pretinho, saiu o empate: depois de dois smash pararem na defesa de Filé, no terceiro smash seguido, Pretinho conseguiu fazer o 2 a 2.

No lance seguinte, Filé sacou e a devolução de Pretinho não passou da rede: 3 a 2. Após bom rali, Carol acertou uma bela bola no fundo para deixar tudo igual novamente: 3×3. Na jogada seguinte, Pretinho mandou lobe para fora: 4 a 3. Mas Pretinho buscou o empate, num smash: 4 a 4. O ponto deu moral para Pretinho e Carol, que embalaram rumo a vitória.

A virada veio no ataque de Carol, que Beli ainda tentou defender, mas a bola acabou não passando: 5 a 4. No lance seguinte, novamente Carol, agora contanto com um desvio na fita que tirou a chance da defesa de Filé: 6 x 4. Com dois match points, Carol sacou e após algumas trocas, Isabeli mandou o smash na rede, selando a vitória de Pretinho e Carol e o título da Open Mista para a dupla.

Open Mista: Campeões Pretinho e Carol e vice-campeões Isabeli e Filé.

Fotos: Divulgação