A seleção brasileira de Futebol de 5 (para deficientes visuais) está mais próximo do pentacampeonato dos Jogos Paralímpicos. A seleção já está classificada para a semifinal da Paralimpíada de Tóquio. A vaga veio com uma rodada de antecedência ao derrotar o Japão pelo placar de 4 a 0.

Após vencer a China na estreia por 3 a 0 (gols de Nonato, duas vezes e Cássio), na madrugada de sábado (28) para domingo (29), a seleção brasileira voltou a campo no final da noite de domingo para encarar os donos da casa.

O Brasil abriu o placar cedo: aos cinco minutos de jogo, Ricardinho lançou Nonato, o camisa oito passou por dois marcadores e chutou cruzado para abrir o placar. Após perder boas chances para ampliar o marcador ainda na etapa inicial, a seleção só voltou a balançar as redes aos cinco minutos do segundo tempo: Após receber de Ricardinho, Tiago Paraná avançou, passou por todo o time do Japão e bateu forte no canto para vencer o goleiro e fazer o 2 a 0.

Com a vitória assegurada, o Brasil rodou bastante o time. Mas foi quando o camisa 10 e capitão da seleção Ricardinho retornou a quadra, foi com que o Brasil marcou novamente e definiu a sua classificação. Aos 16 minutos, o osoriense limpou a marcação, chutou forte e o goleiro japonês acabou espalmando para dentro do gol: 3 a 0. Ainda deu tempo para Ricardinho marcar mais um: No minuto final, Ricardinho recebeu passe após cobrança de falta, o três vezes melhor do mundo na categoria, limpou a marcação e chutou cruzado; a bola desviou no pé do defensor japonês e entrou, 4 a 0 e fim de papo.

CLASSIFICAÇÃO ASSEGURADA

Com a vitória, o Brasil chegou a seis pontos ganhos e lidera o grupo da competição. Japão (que derrotou a França por 4 a 0) e China (que venceu a França por 1 a 0) vem logo atrás com três pontos cada e a França é a lanterna com zero ponto. Na noite de segunda-feira (30), ocorre a última rodada do grupo com os confrontos entre Japão e China e Brasil e França.

Já classificado o Brasil entra em quadra às 23h 30 min contra a França (partida transmitida pelo Sportv 2) e precisa de um empate para passar em 1º. Já a seleção europeia já está eliminada. No outro confronto, o Japão joga pelo empate para se classificar em 2º, enquanto que para a China só a vitória é necessária para avançar as semifinais.

GRUPO B

No outro grupo, a Argentina lidera com seis pontos após vencer Marrocos e Espanha pelos placares de 2 a 1 e 2 a 0, respectivamente.  Na sequência vem Espanha e Marrocos com três pontos. Ambos derrotaram a Tailândia pelos placares de 1 a 0 e 2 a 0. Já a Tailândia é a lanterna com nenhum ponto conquistado.

No início da manhã dessa terça-feira (31), ocorre os confrontos entre Argentina e Tailândia e Marrocos e Espanha, válidos pela 3ª e última rodada da fase de classificação. A situação da Argentina é igual a do Brasil. Um simples empate confirma o 1º lugar da seleção sul-americana na chave, ainda mais encarando a Tailândia, que já está eliminada. A briga pela 2ª posição está entre Espanha e Marrocos, com a vantagem para a seleção africana que precisa só de um empate para avançar.

Vale ressaltar que os 3os colocados de cada grupo disputam o 5º Lugar na quarta (01/09), às 23h (horário de Brasília). Já os quartos colocados disputam o sétimo lugar, também na quarta-feira, a partir das 21h.

SEMIFINAIS

Após a definição dos classificados, as semifinais vão ser formadas pelos confrontos em cruzamento Olímpico, ou seja, 1º do A x 2º do B e 1º do B x 2º do A. Os jogos estão marcados para ocorrerem na manhã de quinta-feira (02/09), entre 4h e 30min e 7h e 30min (horário de Brasília). A disputa do bronze ocorre na sexta (03/09), a partir das 23h e 30min e a final está marcada para às 5h de sábado (04/09), sempre no horário de Brasília. Os jogos da seleção brasileira vão ser transmitidos pela Rede Globo (TV aberta) e Sportv 2 (canal fechado).

Foto: Lisi Niesner


There is no ads to display, Please add some