Parque Estadual de Itapeva já pode receber visitantes

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS (Sema) autorizou a reabertura das Unidades de Conservação (UCs) do Estado, incluindo o Parque Estadual de Itapeva, em Torres. Os locais estavam fechados para o público desde março, devido a medidas de prevenção à Covid-19. Já as atividades de fiscalização, manutenção e pesquisa seguiram normalmente.

As 23 UCs administradas pela Sema têm papel fundamental na conservação e preservação de espécies, além de serem espaços de pesquisa e educação ambiental. Três delas também são áreas de lazer e turismo: Parque Estadual do Turvo, Parque Estadual de Itapeva e Parque Estadual de Itapuã. A unidade ambiental de Torres está reaberta desde o dia 21 de outubro.

De acordo com o chefe da Divisão de Unidades de Conservação, Luciano Weber Kops, uma série de medidas de prevenção ao coronavírus foi adotada para a reabertura, entre as quais a obrigatoriedade do uso de máscara e a medição de temperatura. Os horários de visitação foram reduzidos. “Todos os dias, os funcionários realizam limpeza e sanitização dos locais públicos como banheiros, bancos e churrasqueiras. Seguimos obedecendo aos regramentos das bandeiras de cada município e nos adaptaremos conforme os novos cenários”, explica.

Vale ressaltar que o Parque está aberto de segunda a sexta-feira, apenas para trilha guiada. O agendamento deve ser realizado de maneira online pelos e-mails agendamentotrilhapeva@sema.rs.gov.br ou peitapeva@sema.rs.gov.br. Mais informações no telefone: (51) 3626-3561.

Foto; Sema