PF deflagra operação Petros e prende empresário em Torres

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (29/3) a Operação Petros, para desarticular organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Mais de 100 policiais federais cumprem 19 mandados de busca e 14 de prisão nas cidades gaúchas de Santo Antônio das Missões, São Borja, Santo Ângelo, Três Passos e Torres; além de Garopaba/SC e Ponta Porã/MS. A Polícia Federal também representou pelo sequestro de bens e contas bancárias da organização, cujo patrimônio estimado pode chegar a R$ 2 milhões.

Em Torres há informação de que empresários foram presos, além de veículos apreendidos, armas etc.

A droga era adquirida pelo grupo no Paraguai e ingressava no Brasil pela região de Ponta Porã para ser distribuída principalmente nas cidades de Torres, Santo Antônio das Missões e Garopaba.

No curso das investigações, cinco integrantes da organização foram presos em flagrante por tráfico de drogas e apreendidos mais de R$ 150 mil em dinheiro, além de drogas e veículos.

Os presos responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

O nome da operação foi inspirado no grego antigo pétros, que significava pedaço de pedra, fragmento de rocha, uma referência às pedras e tijolos, como comumente são embaladas as drogas.

Todos os mandados de prisão já foram cumpridos, segundo a Polícia Federal.