PMEO vai abrir 35 vagas para semiaberto

A Penitenciária Modulada Estadual do município (PMEO) vai abrir 35 novas vagas para o regime semiaberto. O anúncio foi dado na manhã desta segunda-feira (1) durante uma reunião com todos os diretores dos estabelecimentos prisionais da 1ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), realizada complexo penitenciário de Canoas, na região Metropolitana.

O encontro, que ocorre quinzenalmente, contou com a presença do secretário Estadual de Administração Penitenciária Cesar Faccioli e do superintendente da Superintendência de Seguros Penitenciários (Susepe) Cesar da Veiga. Segundo o delegado penitenciário Benhur Calderon, responsável pela 1ª DPR, o evento serviu para discutir e alinhar questões de praxe, atinentes aos estabelecimentos prisionais, que envolvem questões de segurança, administrativas e, especialmente neste momento, relativas aos cuidados em relação à Covid 19.

Vale ressaltar que o dinheiro para a construção das novas vagas na PMEO foi todo adquirido por meio da cantina do presídio. Segundo Faccioli, “o momento exige atenção, superação e criatividade, pois nos momentos de crise é que aparecem as soluções, quando bem pensadas e planejadas; a criação dessas vagas, com verbas próprias, é uma delas”, afirmou o secretário de Administração Penitenciária. O total da Obra na PMEO é de 15 mil reais e deve iniciar ainda esse mês. Porém, não há uma previsão de quando a obra vai ficar pronta e nem quando o presídio vai receber os novos presos.

Foto: Susepe