Policial Militar é promovido por ato de bravura

dssssNa quinta-feira (21), a Brigada Militar promoveu o soldado Sandro Correia de Campos, ao posto de 2º Sargento por ato de bravura.  O policial, que ingressou em 2009 na Corporação, foi agraciado em solenidade realizada no 1º Batalhão de Operações Especiais.

A promoção por ato de bravura é aquela que resulta de conduta do servidor que coloca em risco a sua própria vida, demonstrando coragem, audácia e a presença de qualidades morais extraordinárias no desempenho de suas atribuições e para a preservação a vida de outras pessoas.

No dia 22 de abril de 2014, durante trajeto com sua família pela BR-116, ao passar sobre Rio Camaquã, ele avistou uma carreta de grande porte bloqueando a ponte. O promovido imaginou tratar-se de um acidente e parou seu veículo para socorrer as vitimas. Seis indivíduos fortemente armados cercaram o seu carro, um deles posicionou-se ao lado da janela do motorista passou a exigir que o soldado De Campos e sua esposa desembarcassem do veículo, apontando arma de fogo para a cabeça de ambos.

O assaltante percebeu que a vítima era militar, pois sua farda estava sobre o banco traseiro do veículo. O criminoso alertou os demais, dando sinais de que atentaria contra a vida do soldado e de sua esposa.

De Campos disparou contra o homem que foi ferido letalmente, dando início ao confronto que se estenderia pela região. Os outros cinco indivíduos passaram a disparar contra o veículo, levando o soldado a revidar por duas vezes através do para-brisa do carro, acertando mais um dos elementos fatalmente.

O militar deslocou o veículo em marcha ré até sair da ponte onde estava, percorrendo uma distância de aproximadamente 600 metros, sempre sob o fogo dos criminosos. Ao chegar em local supostamente seguro, o militar foi novamente surpreendido pelos criminosos sobreviventes, que o haviam perseguido, dando início a um novo confronto armado.

Posicionando-se entre as portas dianteira e traseira do seu veículo, o militar utilizou as mesmas como abrigo. O grupo fugiu em direção a São Lourenço e disparou, ainda, contra o pedágio da rodovia e ao mesmo tempo lançou “miguelitos” no asfalto.

O comandante do 1ºBOE, tenente-coronel Rogério Stumpf Pereira Júnior elogiou o policial na formatura. “O soldado De Campos demonstrou bravura diante da intempérie, confrontando seis criminosos com uma pistola 24/7 municiada com apenas um carregador, justificando a promoção à 2º sargento por ato de bravura”.

Texto: Sd Sacha Rochele – AssCom CPC