cursos-tecnicos17347498Os pais precisam ficar atentos ao calendário de matrículas para vagas nas escolas estaduais em 2016. As inscrições para vagas no 1º ano do fundamental, 1º ano do ensino médio para alunos de escolas que não tem essa etapa de ensino e também para cursos técnicos devem ser feitas até o dia 18 de novembro no site da Secretaria da Educação.

Para vagas na rede municipal de Porto Alegre, o prazo também vai até o dia 18, já que o processo é integrado.

Para os cursos técnicos da rede estadual, os candidatos fazem a inscrição e depois participam de duas modalidades de seleção, definidas pelas escolas: sorteio (marcado para 2 de dezembro) ou prova (agendada para 5 de dezembro). Para as demais escolas, os critérios para preenchimento das vagas são zoneamento (preferência para alunos que moram perto da instituição de ensino) e idade.

Para o 1º ano do fundamental, é preciso que a criança tenha seis anos completos até o fim de março para garantir a vaga.

Até 18 de novembro, os responsáveis também devem procurar as escolas para fazer a rematrícula dos estudantes que irão seguir na mesma instituição de ensino no ano que vem.

De 6 a 15 de janeiro os estudantes deverão fazer a matrícula nas instituições de ensino para as quais foram designados. No mesmo período, será aberta a transferência para outras escolas. Nesse mesmo prazo, os estudantes que ingressarão em novas escolas devem fazer a matrícula.

Confira o calendário completo no site da Secretaria da Educação.