Prazo para pagar IPVA de placas final zero se encerra nesta terça

ipvaApós prorrogação do prazo devido à greve geral da última semana, o IPVA dos veículos com placas final zero deve ser pago até esta terça-feira (2). A quitação pode ser feita nas agências do Banrisul, Bradesco, Itaú, Sicredi, Caixa, agências lotéricas e no Banco do Brasil (somente para clientes). No site www.ipva.rs.gov.br é possível consultar valores, multas ou pendências do veículo.

A estimativa da Secretaria Estadual da Fazenda é de que a inadimplência fique em 20%, semelhante à do ano passado. A expectativa é que barreiras sejam realizadas nos próximos meses para identificar veículos com o licenciamento atrasado. O governo gaúcho acredita o índice de devedores caia para cerca de 3% com o início desse tipo de ação.

Descontos

Quem não teve multas no último ano ganha desconto de 5% no valor total. Se não houve autuações nos últimos dois ou três anos, o benefício aumenta para 10% e 15%, respectivamente.

Outra possibilidade de abatimento no valor do tributo é a participação no programa Nota Fiscal Gaúcha. Quem conseguiu registrar em seu CPF de uma a 40 notas no último ano, ganha 1%. Entre 41 a 99 notas, recebe 3%. O desconto chega a 5% se foram registradas 100 ou mais notas.

Para o cálculo, é considerado o intervalo de 12 meses entre 1º de novembro de 2015 (ou anos anteriores) e 31 de outubro de 2016.

GAÚCHA