Através do trabalho em conjunto entre a Secretaria de Agricultura e Pecuária, Meio Ambiente e Gestão Territorial e Secretaria de Obras, Saneamento e Trânsito, a Administração Pública de Osório que já vinha atuando no sentido de oferecer melhorias aos moradores e veranistas de Atlântida Sul e Mariápolis, intensificou as ações no Distrito na sexta-feira (14/01).

Entre as ações executadas, segundo o Secretário de Agricultura, o professor Carlos Augusto Naport Fontoura, estão a limpeza de depósitos clandestinos de resíduos sólidos como galhos, caliças, fiscalização e a sensibilização para que os moradores façam o descarte correto do lixo e colaborem com os cuidados com o ambiente.

Na última sexta-feira, a surpresa foi em relação à qualidade da água na praia de Atlântida Sul, sendo que a divulgação do monitoramento da balneabilidade realizado pela Fundação Estadual (Fepam) apontou a praia de Osório como a primeira do Litoral Norte, neste verão, com águas impróprias para banho.

 “Nós somos conhecedores da realidade do Litoral Norte e após a divulgação, questionamos a equipe técnica da FEPAM sobre o porquê da não balneabilidade somente em Osório e fomos informados de que esse foi o primeiro ponto divulgado. Queremos o desenvolvimento regional e também buscamos explicações junto ao Ceclimar, onde a explicação foi a de que os efeitos da corrente marítima podem ter mostrado a contaminação no ponto de coleta. Convocamos a todos os secretários de meio ambiente do Litoral Norte para que façamos uma sensibilização aos usuários dos balneários para que no ajudem a cuidar daquilo que nos é precisos, nossas praias”, destacou o Secretário.

Outras medidas em relação a Atlântida Sul é a atuação forte da equipe de fiscalização do município que está monitorando os lixões clandestinos de resíduos, e, a solicitação aos moradores para que informem e denunciem caso observem alguém fazendo o descarte incorreto do lixo.

Nova coleta de água

Na manhã desta sexta-feira, (17/01) representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Gestão Territorial de Osório irão acompanhar a Fepam durante a coleta de nova amostra de água, o que indicará a qualidade da água, ou seja, se a mesma está apta para a balneabilidade ou não. O resultado será divulgado na próxima sexta-feira (20/01)

A comunidade pode ficar tranquila, pois a Prefeitura de Osório, através do meio Ambiente não está omissa, esteve na sexta, sábado, domingo e nesta segunda-feira com equipe mobilizada com o objetivo de oferecer dignidade ao cidadão no balneário de Atlântida Sul.