Prefeitura lança licitação para contratar projeto da nova Ponte que ligará Imbé a Tramandaí

A Prefeitura de Imbé anunciou nesta segunda-feira (09/09) o lançamento da licitação para contratação do projeto executivo da nova ponte que ligará o município com Tramandaí, cidade vizinha, no Litoral Norte do Estado. O prefeito de Imbé, Pierre Emerim, e o vice, Ique Vedovato, convidaram o prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto, para anunciarem juntos a grande novidade a moradores e veranistas das duas cidades e da região. A questão, debatida há mais de 30 anos, inicia a resolução de um problema que vem causando, além dos congestionamentos da única travessia que liga os municípios, muitas dores de cabeça aos dois municípios. A nova ponte será implantada em uma área que, durante a temporada no verão, movimenta mais de um milhão de pessoas.

O termo de referência definirá o local em que será erguida a ponte, para posteriormente, definir contratações de licenciamento ambientais e definição do recurso necessário para a obra. O anuncio é resultado do convênio entre o Governo Federal e a prefeitura de Imbé para construção da nova ponte. Através de parceria com o Ministério da Integração Nacional, a União liberou R$ 2,7 milhões para elaboração do projeto da nova travessia, além de estudo do traçado de engenharia e arquitetônico.

O início da licitação foi marcado para o dia 7 de outubro, às 14h30, na Prefeitura de Imbé. O chefe do Executivo imbeense destaca que as empresas já podem se preparar para participarem do certame. “Desejamos que a escolhida apresente a melhor proposta para que possa atender todos os requisitos do edital. Chegou o momento que podemos falar à população, que tanto nos questiona, que estamos fazendo algo pela construção de uma nova ponte. Nunca estivemos em um estágio tão avançado, que é a etapa da licitação do projeto. Seja lá qual for o local escolhido pelos estudos, nós iremos trabalhar para garantir os recursos novamente junto à Bancada Gaúcha na Câmara Federal”, destacou Emerim.

Já o prefeito de Tramandaí afirma que a construção de uma nova ponte entre Imbé e Tramandaí ficará na história das duas cidades. “Os municípios estão unidos pela ponte, buscando equacionar as dificuldades encontradas. A quantidade de veículos que transita nesse local é enorme. Agradecemos o apoio que estamos recebendo dos nossos deputados e senadores federais do Estado em busca dessa conquista. Estamos dando um grande passo, mas teremos muito trabalho pela frente”, afirmou Gauto.

Já o vice-prefeito de Imbé revelou que estará em Brasília nesta semana, junto com Gauto, para entregar o edital de licitação para contratação do projeto da nova ponte diretamente ao presidente da bancada dos parlamentares gaúchos, liderada pelo deputado federal Geovani Cherini (PR-RS), que terá a missão de viabilizar o recurso previsto para a execução do projeto. “Ele sempre nos recebeu muito bem e temos certeza que seguirá levando adiante este pleito da região. Espero que, muito em breve, possamos estar negociando a liberação de recursos para construção desta nova ponte”, disse Vedovato.

Atualmente, quem passa por Imbé e Tramandaí e precisa atravessar a ponte enfrenta dois problemas crônicos: além do tempo de travessia – durante o verão a superlotação das duas cidades provoca engarrafamentos quilométricos no entorno da estrutura, as condições de conservação da ponte são preocupantes. O Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem do Rio Grande do Sul (DAER-RS) realizou, recentemente, algumas intervenções na parte estrutural da ponte, principalmente nos pilares que dão sustentação à estrutura. Para viabilizar a nova ponte, o projeto contratado através da licitação definirá a extensão, o traçado da obra, a possibilidade de adequação de pistas para travessia de ônibus, ciclovia e passeio para pedestres. Além disso, definirá o número de faixas de rolamento e a previsão de investimento, de estudos ambientais e demais itens para execução das obras e desapropriações.

Para acessar todas as publicações relacionadas ao Edital de Concorrência 014/2019 basta acessar a página de Licitações da Prefeitura ou clicar aqui para baixar o edital de abertura.

Informações do site JP News

Foto: Jorge Vilela