Primavera deve ter chuva abaixo da média histórica no RS

thumb (1)A primavera tem início nesta quinta-feira às 11h21min e, como é uma estação de transição entre o período mais frio do ano (inverno) e o mais quente (verão), as temperaturas variam bastante. De acordo com a MetSul Meteorologia, este ano a primavera será ainda mais irregular quanto às precipitações. O El Niño não atua em 2016, por isso a estação não será tão chuvosa como no ano passado. “As precipitações ficarão abaixo da média histórica”, segundo o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall.

As temperaturas também devem ficar abaixo da média histórica, especialmente nos meses de setembro e outubro. A partir de novembro, as marcas ainda podem ser amenas e até baixas. “Podem ocorrer episódios esporádicos de entrada de ar frio ao longo da estação”, afirmou Nachtigall.

O Rio Grande do Sul segue sob influência de uma massa de ar seco que garante tempo firme – com sol e céu azul – nesta quinta-feira, inclusive em Porto Alegre e região Metropolitana. O dia também será sem vento, apenas com brisa no Leste gaúcho.

Apesar de as temperaturas terem sido baixas durante a madrugada – com mínima de 4ºC nos Aparados da Serra – à tarde terá marcas agradáveis, conforme a MetSul. Os termômetros vão ultrapassar os 25ºC na Capital e na Grande Porto Alegre.

Previsão

Nesta sexta-feira ingressa uma massa de ar frio no Estado, mas praticamente sem instabilidade. A previsão é de chuva isolada e passageira. A maioria das localidades permanece com tempo seco, porém, com queda de temperaturas à noite.