Procon RS alerta para recalls do mês de outubro

A Blue Cycle Distribuidora S.A. promove campanha de chamamento dos capacetes para bicicleta BLADE tamanho PP e P; MAGMA tamanho PP, P e ELLE tamanho P, com data inicial de fabricação em janeiro de 2015 e data final de fabricação em abril de 2018.
A empresa foi informada que alguns capacetes não foram aprovados no teste para verificação de eficiência do sistema de fixação de acordo com as normas regulatórias da comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos.
Como resultado, em raras circunstâncias, a cinta de fixação pode vir a se soltar durante o impacto. Tal fato somente diz respeito aos tamanhos PP e P dos capacetes. Mais informações podem ser obtidas no site www.lazersport.com.
A Yamaha Motor da Amazônia LTDA. promove campanha de chamamento das motocicletas modelo YBR125i Factor da marca Yamaha, modelos 2017 e 2018, a partir do chassi 9C6RE2120H0000101 até o chassi 9C6RE2120J0019900, fabricadas entre 01/06/2016 e 29/08/2018 para reconfiguração da unidade de controle eletrônico.
A empresa constatou pela matriz que a unidade de controle eletrônico não reconhece o sinal enviado pelo sensor de inclinação que informa a queda do veículo, consequentemente, a função de desligamento automático do motor não é acionada.
Por conta disso, em caso de queda da motocicleta o motor não desligará automaticamente e, caso a motocicleta esteja engrenada, há o risco de a roda traseira continuar girando, atingindo o condutor, passageiro ou terceiros.
Para saber se um produto é objeto de recall, o consumidor deve entrar em contato direto com o fornecedor.
• A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) também mantém em seu site o sistema online de recalls (http://portal.mj.gov.br/recall), com as campanhas informadas ao DPDC desde 2002. Ao acessar o sistema, é possível localizar o recall referente ao produto pesquisado, com informações sobre o período de fabricação do produto, lotes afetados, data de comunicação do recall, aviso de risco, entre outras.
Texto: Fernanda Coiro/Procon RS
Edição: Secom