DSC_0003Abrangendo os conhecimentos de seu doutorado, a professora do bacharelado em Administração e dos tecnólogos em Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos da CNEC Osório, dra Daniele Fontoura recebeu o Prêmio Científico Mário Quartin Graça que visa distinguir teses de doutorados realizadas por pesquisadores portugueses ou latino-americanos em universidades de Portugal ou da América Latina. Representante brasileira entre os finalistas venceu na categoria de Ciências Econômicas e Empresariais.

A tese “Envelhecimento e Mercado de Trabalho no Setor Hoteleiro Brasileiro e Português: Uma Perspetiva de Gênero” foi apresentada com a cotutela da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. A doutoranda Daniele realizou um estudo qualitativo e comparativo entre Portugal e Brasil relativo aos constrangimentos impostos pela idade e gênero nas experiências laborais dos trabalhadores no mercado da Hotelaria.

“Estou feliz com o prêmio porque é um reconhecimento da minha dedicação com a pesquisa”, acrescentou Daniele Fontoura. Esta foi a 7ª edição do Prêmio que recebeu 86 candidaturas de doutorandos de vários países. A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá em dezembro deste ano, em data e local a definir.

O tema já vem sendo pesquisado por Daniele, que conta ter sido determinante seu tempo em Portugal para aprofundar os estudos. Segundo ela, o país já é mais adiantado quando se trata de pesquisas sobre o envelhecimento do trabalhador. O doutorado é uma cotutela entre os cursos de Administração da UFRGS e Sociologia Econômica e das Organizações da Universidade de Lisboa. Foi orientado no Brasil pela professora Valmiria Piccinini e em Portugal pela professora Sara Falcão.

Para a CNEC Osório, ter em seu quadro docente professores reconhecidos na área acadêmica, reflete diretamente na qualidade do ensino. “O prêmio da professora Daniele nos orgulha, pois mostram quão qualificados são nossos docentes, reforçando nossa missão com a educação” salienta o diretor da CNEC Osório, Júlio César Lindemann.