Programa da CEEE oferece descontos de 50% para aquisição de geladeiras

O programa CEEE Distribuição em Casa, que troca de geladeiras e freezers para  promover o uso racional de energia elétrica, oferece 50% de desconto na compra de novos aparelhos. A atual fase do projeto é direcionada aos consumidores da Região Metropolitana. Eles poderão trocar os eletrodomésticos usados por outros novos e eficientes, que consomem até 50% menos de energia elétrica.
Os participantes precisam entregar também cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes compactas para, em troca, receber lâmpadas de LED. Elas iluminam tanto quanto as outras, mas de forma bem menos impactante, alcançando economia de 50%.
Ao todo, está prevista a substituição de cinco mil geladeiras, mil freezers e 200 mil lâmpadas, num total de R$ 11,7 milhões em recursos aplicados. As vendas começaram em 3 de outubro e serão encerradas em 12 meses ou quando esgotar o estoque. Nas primeiras duas semanas, foram vendidas mais de 3,3 mil unidades, sendo duas mil geladeiras de duas portas, 740 de uma porta e 600 freezers.
Quem pode participar
Os clientes residenciais da CEEE (pessoa física) devem estar com as contas em dia e ter unidade consumidora nos municípios de Porto Alegre, Guaíba, Viamão, Alvorada, Barra do Ribeiro, Mariana Pimentel, Eldorado do Sul, Arroio dos Ratos, São Jerônimo, Charqueadas, Pantano Grande, Minas do Leão, Butiá.
Só serão aceitos produtos em funcionamento, com mais de cinco anos de uso, acompanhados das cinco lâmpadas, também funcionando.
Descarte ecológico
A empresa vencedora da licitação, que será responsável pela venda e entrega dos produtos novos e pela retirada e descarte ecologicamente correto dos antigos é a Lojas Colombo. Plásticos e isopores retirados dos equipamentos no momento das entregas serão encaminhados a centros de triagem de Porto Alegre, também como forma de apoiar a economia sustentável da região. A rede varejista venceu o processo na modalidade “pregão eletrônico”, oferecendo o conjunto dos serviços em conformidade com o exigido pelo edital cobrando o menor preço.
Além da Colombo, também integram o projeto, no papel de subcontratadas da rede varejista, a 3E Engenharia, responsável pelo processo de medição e verificação da redução do consumo; a Apliquim Brasil Recicle, que fará o descarte correto das lâmpadas entregues pelos clientes; e a Indústria Fox, especializada na manufatura reversa dos equipamentos de refrigeração.
A geladeira é um dos equipamentos que mais consomem energia elétrica nas residências ao permanecer ligado o dia inteiro. Conforme dados da Eletrobrás, o aparelho consome cerca de 22% do total da conta mensal. A expectativa da CEEE é de que o projeto reduza 4,6 mil MWh/ano de energia e 1,3 mil kW no horário de ponta. Estima-se que a economia gerada com a substituição seja proporcional ao consumo médio mensal de 2,3 mil residências.
O projeto da CEEE atende legislação em vigor e normas da Agência Nacional de Energia Elétrica Aneel), que determina que 0,5% da Receita Operacional Líquida (ROL) das concessionárias de distribuição de energia seja utilizado em programas de eficiência energética.
Onde fazer a troca?
Porto Alegre:
– Av. Azenha, 831
– Shopping Praia de Belas
– Av. Azenha, 1286
– Av. Cel. Aparício Borges, 2730
– Rua Dr. Flores, 119
– Rua Dr. Flores, 204
– Bourbon Shopping
– Rua Dr. Flores, 59
– Shopping Iguatemi
– Av. Cavalhada, 2980
– Av. Assis Brasil, 2278
– Av. Otto Niemeyer, 2333
– Av. Protásio Alves, 66
Viamão:
– Av. Rev. Américo V. Cabral, 358, Centro
– Av. Liberdade, 1450 Loja 03 e 04, Vila Santa Isabel
– Rua Senador Salgado Filho, 3711, bairro Viamópolis
Alvorada:
– Centro: Av. Presidente Vargas, 2593
– Av. Pres. Getúlio Vargas, 2194
Guaíba:
– Rua São José, 600
Eldorado do Sul:
– Av. Emancipação, 189
Charqueadas:
– Av. 1º De Maio, 385
Pantano Grande:
– Rua Papa Joao XXIII, 200
Na maioria das cidades, as lojas credenciadas são as do Centro. A compra também pode ser feita por telefone, no número 0800-642-4242.
Texto: Ascom CEEE
Edição: Gonçalo Valduga/Secom