A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulga nesta sexta-feira (18) o primeiro boletim com os resultados do Projeto Balneabilidade para o verão 2015-2016. O boletim é resultado das cinco primeiras coletas que validam a condição de balneabilidade. A partir de agora a Fepam passa a informar semanalmente pelo site fepam.rs.gov.br, os boletins sobre as condições de banho nos balneários do estado que fazem parte da campanha.

Serão monitorados 83 pontos em 43 municípios durante a vigência do projeto, dos quais 33 pontos no Litoral Norte, 19 no Litoral Médio e cinco no Litoral Sul, além de outros 26 balneários de rios e lagoas no interior.

O parâmetro utilizado para a classificação da balneabilidade é a presença da bactéria Escherichia coli pertencente ao grupo coliformes termotolerantes, caracterizada por ter origem exclusivamente fecal, estando presente, em densidades elevadas nas fezes de seres humanos. As amostras serão coletadas pela Corsan e os resultados enviados à Fepam que fará a análise e monitoramento dos resultados obtidos.

As placas indicativas das condições de balneabilidade (próprias ou impróprias) serão instaladas junto aos locais de amostragem. Os pontos monitorados estão distribuídos por Região Hidrográfica: Litoral: 57, Guaíba: 14 e Uruguai: 12.

Texto: Ascom Sema
Edição: Léa Aragón/Secom