Projeto da CEEE em Osório visa reduzir interrupções no fornecimento

servicopodas_litoral_norteA Regional da CEEE Distribuição no Litoral Norte finalizou um trabalho de poda, roçada e desmatamento de vegetação junto à rede elétrica que parte da Subestação Osório 1, às margens da Rodovia BR101, até a localidade de Morro Alto.

Esse foi o terceiro projeto dessa natureza desde maio no município de Osório e região, executado para melhorar a qualidade do fornecimento da energia elétrica aos clientes atendidos pela Companhia. As outras duas ações foram executadas em circuitos próximos à Rodovia RS-030, no trecho compreendido entre a zona urbana e a localidade de Santa Luzia, com mais de 1,3 mil podas e quase 3,5 mil metros de roçadas, além daqueles já feitos nos acessos ao Morro da Borússia, áreas rurais do município.

Segundo o gerente da CEEE Distribuição no Litoral Norte, José Antônio Corrêa de Andrade, esses serviços totalizaram recursos na ordem de R$ 320 mil e foram executados em áreas previamente definidas pela área de engenharia da Companhia, com base em indicadores técnicos de qualidade. Andrade avalia que os quase 4 mil serviços de podas e cerca de 10 quilômetros de roçadas beneficiam aproximadamente 5 mil clientes atendidos pela empresa na região.

Acompanharam a finalização dos serviços junto à BR-101, além do gerente José Antônio Corrêa de Andrade; o assistente da Regional, Alisson Azevedo da Luz, o chefe dos Serviços de Manutenção, Antônio Carlos Ribeiro Gomes; e o fiscal dos serviços de podas da Regional, Alessandro Colombo Pires.

Ação ocorre também em outros municípios da Regional

Este projeto que envolve poda, roçada e desmatamento está sendo executado em todos os municípios que integram a Regional no Litoral Norte, iniciativa que previne interrupções no abastecimento por interferência vegetal, causa que ocorre com maior incidência em situações de contingência e, nesta região, durante os meses de inverno, em função do período envolver mais dias de chuvas e ventos fortes.

Conforme informação do gerente regional, levando-se em consideração os circuitos elétricos que já passaram por essa manutenção preventiva, é possível observar uma expressiva diminuição do número de ocorrências. “Além do principal benefício que é a continuidade dos serviços aos clientes, isso traz também economia à empresa, visto que muitas vezes pode-se evitar a necessidade de um conserto emergencial causado por uma queda de vegetal com interrupção ou rompimento de cabos, fatores comuns em dias de temporal”, diz.

A Regional da CEEE no Litoral Norte, com sede em Osório, atende um mercado formado por 296 mil clientes em 23 municípios: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Mostardas, Morrinhos do Sul, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Tramandaí, Torres e Xangri-lá. A infraestrutura da área de concessão na região é formada por 12 subestações e quase 10 mil quilômetros de redes.