Projeto Salva-Vidas Mirim conscientiza crianças em praias e balneários do estado

upload-20170115091327salva_vidas_mirim_imbeO projeto de educação preventiva Salva-Vidas Mirim, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS), está em operação nas praias e balneários do estado. Crianças com idade entre seis e 12 anos recebem orientação sobre os perigos no mar, significado das cores das bandeiras na beira da praia e os cuidados necessários para um banho seguro no mar, rios, lagoas, piscinas e todos os locais considerados balneáveis.

Bombeiros militares e salva-vidas são os responsáveis por ensinar e conscientizar as crianças, orientando-as sobre os procedimentos básicos de segurança na praia e cuidados com o meio ambiente. Também faz parte do programa, promover atividades recreativas, como corrida na orla da praia e simulações de salvamento. Após o término da instrução as crianças recebem certificado de participação no programa, camisetas e bonés de Salva-Vidas Mirim como brindes. O objetivo principal é desenvolver uma cultura de prevenção e respeito à vida, tendo as crianças como difusores dos ensinamentos prestados pelo Corpo de Bombeiros.

Até este fim de semana, o programa já capacitou 739 crianças nos municípios de Capão da Canoa, Arroio do Meio, Caçapava do Sul, Santa Maria, Restinga Seca, Rosário do Sul, Porto Alegre, Tramandaí, Pinhal, Atlântida, Xangri-lá, Capão Novo, Cidreira, Curumim, Imbé, Arroio Teixeira e Arroio do Sal.

Calendário de atividades

Para esta semana, estão programadas atividades nos seguintes locais:

– segunda-feira (16), a partir das 14h, em Porto Alegre, no Grêmio Náutico União

– terça-feira (17), a partir das 15h, em Torres, na guarita 7

– quarta-feira (18), a partir das 15h, em Cidreira, na guarita 184

– quinta-feira (19), a partir das 15h, em Arroio do Sal, na guarita 38

– sexta-feira (20), a partir das 15h, em Xangri-Lá, na guarita 90

– sábado (21), a partir das 9h, em Magistério, na guarita 209

Texto: Ascom CBMRS
Edição: Denise Camargo/Secom