Quase 120 mil gaúchos têm dinheiro para sacar do PIS/Pasep

pisNo Rio Grande do Sul, 118,68 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial ano-base 2015. O prazo para retirar o benefício em agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou casas lotéricas vai até 30 de junho. Ou seja, menos de um mês.

Segundo o Ministério do Trabalho, o estado é o quinto com maior número de pessoas que não sacaram o dinheiro. Depois do fim do prazo, o dinheiro não sacado voltará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Quem tem direito?

– Quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.
– Tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2015.
– Com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
– Tenha tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do abono depende de quanto tempo a pessoa trabalhou com carteira assinada no ano-base. Se ela trabalhou durante os 12 meses, vai receber o valor total do benefício, que é de um salário mínimo (R$ 937). Se trabalhou por apenas um mês, vai receber o equivalente a 1/12 do salário (R$ 78) e assim sucessivamente.

Para saber se tem direito, o Ministério do Trabalho disponibiliza uma ferramenta de consulta para os trabalhadores saberem se tem direito ao Abono Salarial Ano-Base 2015. Basta acessar pelo endereço verificasd.mtb.gov.br/abono/, digitar o número do CPF ou do PIS/Pasep e a data de nascimento e consultar. A Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158, também tem informações sobre o PIS/Pasep.

Como sacar?

Para sacar o Abono do PIS, o trabalhador que tem Cartão Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07 da Caixa Federal.

Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.

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