Quase 90 mil alunos já se matricularam pela internet nas escolas públicas

Nos primeiros 15 dias da abertura de matrículas online para a rede escolar pública gaúcha, mais de 88 mil inscrições já foram feitas para o primeiro ano dos ensinos Fundamental, Médio e Profissional e Educação Infantil. No ano passado, no mesmo período, menos de 82 mil matrículas haviam sido registradas. O aumento é comemorado pelo Departamento de Planejamento da Secretaria da Educação (Deplan/Seduc).
“Quanto mais cedo as matrículas foram confirmadas, mais temos condições de fazer o melhor planejamento logístico em termos de turmas e professores”, disse a assessora da Coordenação de Demanda Escolas do Deplan/Seduc, Luciano do Canto.
Em parte, o crescimento deve-se ao fato de, pela primeira vez, seis prefeituras estarem utilizando o mesmo sistema online da rede estadual para as matrículas no primeiro ano do Ensino Infantil: Alvorada, Caxias do Sul, Gravataí, Pelotas, São Leopoldo e Viamão.
Em Porto Alegre
Em Porto Alegre, são esperadas 8,6 mil novas matrículas no Ensino Fundamental – mil na rede municipal e 7,6 mil na estadual. Até as 13h desta segunda-feira (12), 5 mil matrículas haviam sido feitas. “Pela idade dos alunos, é importante que saibamos o quanto antes a quantidade de estudantes, pois eles precisam de acompanhamento de pais ou responsáveis para leva-los à escola”, explica Luciana.
O prazo de matrículas online vai até domingo (25). O serviço é rápido e bastam poucos cliques. Para fazer a matrícula, siga o link.
Texto: Renato Gava/ Ascom Seduc
Edição: Léa Aragón/ Secom
Foto: Renato Gava/ Seduc