Reação policial resulta em queda da criminalidade no Estado em janeiro

upload-20160131204446videomonitoramentoAs operações desencadeadas pelas forças policiais gaúchas em janeiro apontam para a efetividade do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Segurança Pública. Os resultados mostram redução nos indicadores criminais dos principais delitos contra a vida e o patrimônio no Rio Grande do Sul. O levantamento da Secretaria da Segurança Pública leva em consideração os primeiros 24 dias do ano.

Em comparação com o mesmo período em 2015, os índices de homicídio doloso diminuíram 11,57%. Outro indicador que apresenta significativa diminuição é o de furtos, com 31,23% a menos em relação ao último ano. O furto de veículos aponta ligeira queda: 1,55%. Caiu também o número de ocorrências de roubo, em 3,51%.

Os dados são considerados relevantes pelas autoridades da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, tendo em vista o grande número de pessoas que se deslocam para o Litoral e a preocupação com suas propriedades e bens móveis.  Para diminuição em outros índices, como roubo e roubo de veículos, a Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil vêm intensificando ações, principalmente em Porto Alegre e na Região Metropolitana.

Porto Alegre

Na capital, o levantamento revela queda de 39,29% nos homicídios dolosos, 38,26% nos crimes de furto e 20,86% nos crimes de furto de veículos. Mesmo assim, a BM programa ações de visibilidade, saturação de áreas e barreiras policiais. A intenção é o enfrentamento direto contra o tráfico de drogas em locais de grande incidência e zonas consideradas de maior vulnerabilidade social.

A Polícia Civil aposta em ações de inteligência policial e no desmantelamento de quadrilhas especializadas em tráfico de entorpecentes, roubo e receptação de veículos roubados.

Texto: Claiton Silva/Ascom-SSP
Edição: Rui Felten/Secom