Receita Federal apreende R$ 500 mil em mercadorias na RS-030

Carga apreendida estava vindo do Uruguai e seguia em direção ao centro do país.

A Receita Federal (RF) apreendeu na noite desta terça-feira (14) um caminhão com mercadorias estrangeiras sem documentação. Ao todo foram apreendidos mais de 500 mil reais em produtos como canetas, peças de roupas e bebidas. A apreensão ocorreu na RS-030, entre os municípios de Osório e Santo Antônio da Patrulha.

Segundo os agentes, a carga estaria vindo do Uruguai em direção ao centro do país. O condutor do veículo, um homem natural de São Paulo (SP), foi preso em flagrante e encaminhado ao sistema prisional. Já a carga e o caminhão apreendidos foram levados para o depósito da Receita Federal.

OUTRAS APREENSÕES

Na madrugada desta terça-feira, a equipe de repressão ao contrabando e descaminho da Receita Federal realizou uma ação de fiscalização nos Correios, em Porto Alegre, retendo 52 mercadorias suspeitas de terem sido introduzidas no território nacional de forma irregular. Os produtos apreendidos consistem em aparelhos eletrônicos e garrafas de vinho argentino, e foram avaliados em 70 mil reais. Na segunda (13), uma ação em empresas transportadoras já havia resultado na retenção de 180 garrafas de vinho estrangeiro, avaliadas em 60 mil reais.

VALE RESSALTAR

As bebidas alcoólicas podem ser usadas como matéria-prima para a produção de álcool gel, uma destinação que tem se tornado prioritária como parte do esforço para combater a epidemia do Coronavírus. Os aparelhos eletrônicos, caso não seja comprovada sua origem legal, podem ser posteriormente doados, leiloados ou destruídos.

Foto: RF