Rede estadual de ensino é qualificada com entrega de 15,3 mil netbooks

GD_20151023131437img_8416O governador José Ivo Sartori esteve na Escola Estadual de Educação Básica Monteiro Lobato, em Passo Fundo, na manhã desta sexta-feira (23), para marcar o repasse de 1.020 netbooks às equipes de 34 instituições de ensino da rede estadual, pertencentes à 7ª Coordenadoria Regional de Educação. No total, 431 escolas recebem nesta sexta (23) 15,3 mil novos equipamentos, que beneficiam estudantes de Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Estrela, Gravataí, Guaíba, Osório, Palmeira das Missões, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Soledade, Três Passos e Vacaria.

Sartori destacou a portaria que prorroga por mais dois anos o concurso do magistério e a lei que institui o ‘Escola melhor, sociedade melhor’, projeto que incentiva pessoas físicas e jurídicas a se tornarem parceiras do poder público para qualificar a Educação.  “Não se trata de uma entrega de computadores. Estamos aqui para devolver à comunidade escolar o que ela necessita. Há muito trabalho pela frente e já instituímos, por decreto, a força-tarefa para reformar escolas e oferecer a infraestrutura adequada ao processo de aprendizagem”, informou o governador, que também citou a implantação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) em 1.300 instituições, superando a meta do Acordo de Resultados para este ano, que era de cem.

De acordo com o Secretaria de Educação, os netbooks serão utilizados para finalizar dois programas que estão em andamento: Laboratórios Móveis e Um Computador por Aluno. “Estamos investindo um volume significativo de recursos na compra de equipamentos e na formação de professores para o uso de novas tecnologias. Penso que, a partir da execução destes projetos, estamos fazendo a nossa parte para tornar a atividade em sala de aula mais eficiente e prazerosa”, afirmou o secretário Vieira da Cunha, destacando que, ainda em 2015, lousas digitais serão adquiridas para as cem instituições que fazem parte do Programa Escola em Tempo Integral, que será implantado a partir de 2016.

Esta é a segunda fase da entrega de netbooks. A primeira etapa ocorreu em julho, contemplando 72 escolas de 36 municípios. Até o final do ano, mais de 28 mil computadores terão sido entregues em escolas estaduais, totalizando R$ 38 milhões investidos na área de Tecnologia da Informação. Os recursos são oriundos do Banco Mundial (BIRD) e orçamento do Estado. À tarde, o governador estará na sede da 5ª Coordenadoria de Educação, em Erechim, para acompanhar o repasse de 1.200 netbooks a equipes de 34 escolas estaduais.

Qualificação dos professores

Até o momento, mais de 10 mil professores participaram de formações para a utilização de novas tecnologias em sala de aula. Além de instruções sobre o uso dos equipamentos, os docentes recebem qualificação para a utilização pedagógica dos objetos de aprendizagem e ferramentas educacionais disponíveis nos netbooks. As formações são desenvolvidas por meio dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs), que funcionam em cada CRE e possuem contato direto com as escolas.

Estão disponíveis cerca de 2 mil objetos de aprendizagem, que podem ser instalados nos netbooks e utilizados de maneira off-line, ou seja, sem a necessidade de conexão com a internet. As ferramentas incluem jogos, editores de texto, imagem, áudio e vídeo. O trabalho é desenvolvido sob o paradigma da educomunicação, que valoriza o aluno na produção do conhecimento.

Acompanharam o ato em Passo Fundo o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, os deputados estaduais Gilmar Sossella, Vilmar Zanchin, Juliano Rosso, Missionário Volnei e Alcides Capoani, o diretor da escola, Olmir João Fonini, professores, pais e alunos das escolas beneficiadas.