Em tempos de mudança, quem pode dizer que não está precisando de um “gás”
em seus negócios? Então, neste artigo vamos falar um pouco em como trazer
mais qualidade e inovação para a área de vendas.
Vamos pensar no nosso negócio hoje; como estão acontecendo as vendas por lá?
Você está satisfeito com o desempenho de seus vendedores? O cliente está
satisfeito com o que você vem oferecendo a ele? Há um planejamento comercial
no seu negócio?
Todos estes questionamentos devem percorrer a mente daqueles envolvidos
com vendas, seja o gestor, o diretor, o vendedor, o cliente ou o colaborador, pois
não é em vão o slogan “somos todos vendedores” que tanto já ouvimos por ai,
pois, o cliente pode ser também um grande vendedor de nossos produtos, claro
se conseguirmos fazer a mágica do encantamento para com ele.
No atual momento, o foco precisa também ser dado em aprendizado e
adaptações. Nunca se falou tanto em se reinventar, transformar limão em
limonada, construir equipes multidisciplinares que realmente acreditem e façam
um atendimento diferenciado para a realização da venda, seja físico ou digital. E
quem faz tudo isso são as pessoas!
Fazendo uma retrospectiva, se percebe a construção de alguns mitos sobre
vendas: “vende mais quem oferece mais”, “vendedores estão em todas as
esquinas”, “a pessoa já nasce vendedor”. Como se pode ver, o mundo mudou, e
já se sabe que o aprimoramento individual está relacionado às questões internas
da empresa, como a cultura, a visão e as relações que nelas acontecem.
Saliento que a força de venda está proporcionalmente interligada a motivação do
vendedor, por isso, se ressalta a qualificação, investimento em treinamentos,
inspiração na busca do sentido e propósito de ser vendedor e a busca de sua
evolução constantemente. Com o aumento das vendas on line, surge
questionamentos de como será o papel do vendedor num futuro próximo?
Podemos afirmar que, mais do que nunca ele deve estar conectado ainda mais e
se adaptar a jornada da digitalização.
E, para concluir, deixo uma dica muito importante a todos os vendedores neste
dia: O cliente já estava em transformação, agora o grande desafio é redescobrir
quem ele vai ser no pós pandemia.
Psicóloiga
Senac – Tramanda
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