Rio Grande do Sul conquista recorde de medalhas nas Paraolimpíadas Escolares

upload-20161128125731paraolimpiada_domingoA delegação gaúcha conquistou 41 medalhas nas Paraolimpíadas Escolares 2016, evento oficial do Comitê Paraolímpico Brasileiro, que reuniu 903 jovens paratletas de 12 a 17 anos representando 25 estados brasileiros e o Distrito Federal. Na oitava edição do evento, o RS atingiu um recorde de medalhas, superando a maior marca anterior que era de 30 medalhas conquistadas nos Jogos de 2015. A delegação, formada por 59 pessoas, das quais 36 paratletas, foi coordenada pela Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer. Os representantes do RS haviam sido selecionados pelo Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul, no mês de julho em Santa Cruz do Sul.

Das 41 medalhas gaúchas nas Paraolimpíadas Escolares 2016, 18 são de ouro, 14 de prata e 9 de bronze. Destas, 25 foram obtidas no atletismo, 12 na natação, duas no judô, uma na bocha e uma no tênis de mesa. Além destas conquistas, dois paratletas do RS foram convocados para as seleções nacionais das suas modalidades: Anderson Wassian da Silva no judô e Alexandre da Silva Barbosa na natação.

O Estado de São Paulo foi o campeão geral das Paraolimpíadas Escolares 2016. O estado se tornou o maior vencedor do evento, com quatro títulos (2009, 2011, 2015 e 2016). O vice-campeonato desta edição ficou com Santa Catarina, e o terceiro lugar, com Rio de Janeiro. Para definir o campeão de cada edição, são levados em consideração o número de medalhas e índices técnicos de atletas da delegação.

Para o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, os dias de competição deixaram todos orgulhosos tanto pelo desempenho de alguns atletas, quanto pelo espírito esportivo dos envolvidos. “Não apenas uma delegação sai vitoriosa daqui, mas todos os 903 inscritos voltam para suas casas como vencedores. Sem dúvidas temos uma geração muito boa que competiu neste ano. O esporte é fundamental na vivência deles e tenho certeza que vão manter nas suas vidas”, observou Parsons. A competição teve disputas em oito modalidades: atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. O RS competiu e medalhou em cinco modalidades: atletismo, natação, judô, bocha e tênis de mesa.

Texto: Ernani Campelo/ Ascom Setel
Edição: Léa Aragón/ Secom