thumb (1)O resultado preliminar do censo escolar divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira aponta que no Rio Grande do Sul 61.318 alunos realizaram a matrícula inicial em todos os níveis da educação básica nas redes públicas municipal e estadual. Somando os estudantes matriculados no programa Educação para Jovens e Adultos (EJA) o número chega a 65.215.

Os dados incluem as creches, pré-escolas, o ensino fundamental e médio, a educação de jovens e adultos e a educação especial. Além disso, abrange as áreas urbanas (53.716 sem contabilizar os estudantes do EJA) e rurais (7.602) e a educação em tempo parcial (56.467) e integral (4.851). Confira abaixo a tabela com os detalhes dos números do Brasil, do Estado e de Porto Alegre.

Capital tem mais de 6 mil estudantes matriculados

As escolas municipais e estaduais de Porto Alegre somam 6.286 alunos que realizaram a matrícula inicial em todos os níveis da educação básica. Destes, 598 estudantes estão inscritos em colégios que tem turno integral, contra 5.688 em turno parcial. Não foram computados nenhum aluno em instituição de ensino nas áreas rurais.

Trinta dias para a retificação dos números preliminares

A partir da divulgação dos dados preliminares pelo MEC, os diretores das escolas têm 30 dias de prazo para conferir e, eventualmente, retificar as informações no sistema Educacenso. Após o período, os dados definitivos são publicados no Diário Oficial da União.

A segunda etapa do censo escolar de 2016 deve ter início em fevereiro de 2017. Nessa fase, serão coletados os dados sobre o rendimento e o movimento escolar dos alunos declarados (aprovação, reprovação e abandono).

O censo escolar é feito anualmente. Contabilizar o número das matrículas é considerado fundamental pelo MEC para o repasse de recursos e a execução de programas e políticas públicas na área da educação, como a distribuição de livros, o transporte escolar, a instalação de bibliotecas e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).