RS terá predomínio de sol e calor nesta quinta-feira

O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, mas nuvens esparsas devem se fazer presentes na maioria das regiões. Algumas áreas terão céu claro em parte do dia. A umidade maior na atmosfera e com forte abafamento não permite se descartar chuva extremamente localizada entre a tarde e a noite em pontos do Oeste e do Norte do Estado.

A previsão é de amanhecer agradável com chance de neblina isolada. A tarde terá calor na maior parte do Estado com altos valores de sensação térmica no Oeste e no Noroeste pela alta umidade.

As mínimas rondam os 13°C em São José dos Ausentes e os 15°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem alcançar 35°C em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19°C e 34°C. No Litoral Norte, as temperaturas se alternam entre 20°C e 28°C.

Umidade relativa do ar no verão é fator decisivo no conforto térmico. A terça-feira de Carnaval, por exemplo, foi uma “sauna” em Porto Alegre. Em determinado momento do dia chovia com 30ºC e umidade de 90% na Capital. Nesta quarta, ar mais seco infiltrou no Sul e no Leste do Estado. O Oeste e o Norte, entretanto, continuaram com ar quente e muito úmido. Santa Rosa às 15h tinha 33ºC com umidade de 64% e um índice de calor (sensação térmica) de 42ºC. A umidade não baixou de 57%, a máxima atingiu 34,0ºC às 16h58min e o índice de calor bateu em 45,0ºC às 16h40m.

A MetSul antecipa que o calor vai se intensificar nesta reta final da semana no Estado. As tardes de sexta e sábado devem ser muito quentes. No sábado, o calor vai contribuir para formar temporais isolados da tarde para a noite.