RS terá predomínio de sol e calorão nesta sexta-feira

capa_materia_calorO sol predominará no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, com períodos de céu claro em diversas regiões, mas haverá nuvens esparsas principalmente na Metade Norte. A ida ao Litoral será com tempo firme, antecipando um fim de semana ensolarado e de calor nas praias.

O calor, aliás, vai ser a marca do dia. Com a atmosfera mais seca e o ar quente ganhando novamente força sobre o Estado, a temperatura dispara e a tarde será escaldante, com máximas acima de 35ºC em várias cidades e que pode até se aproximar dos 40ºC em pontos do Noroeste.

As mínimas rondam os 15°C em São José dos Ausentes e os 17°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 39°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 20°C e 36°C.

A MetSul Meteorologia adverte que a temperatura deve subir ainda mais no sábado e no domingo e segue em escalada durante a próxima semana. Forte onda de calor traz, naturalmente, preocupação com os riscos associados. Estatísticas dos últimos anos demonstram que há um alto número de vítimas fatais de afogamentos em ondas de calor intensas, sobretudo coincidindo com finais de semana. O risco é maior em águas interiores, onde na maioria dos locais não há salva-vidas.

Se as águas preocupam, o fogo também. O calorão vai se dar com ar seco e umidade do ar muito baixa, que pode cair a valores ao redor de 20% em muitos locais do Estado. Por isso, o risco de incêndios em vegetação será muito alto nos próximos sete dias. Atenção, por exemplo, com os morros da Capital e ainda com as margens de rodovias, onde bitucas de cigarro podem iniciar incêndios com fumaça e possibilidade de acidentes. O período mais crítico para incêndios será a primeira metade da semana que vem.