RS terá predomínio de sol em dia muito quente nesta terça-feira

thumb (1)O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta terça-feira, mas nuvens devem aparecer na maioria das regiões no decorrer do dia. Na madrugada e começo da manhã, há chance de nevoeiro isolado. O Estado segue sob a influência de massa de ar quente que deverá, inclusive, ganhar força.

Por isso, os gaúchos vão ter uma terça-feira de muito calor com máximas próximas ou acima de 35ºC em várias localidades, como na Grande Porto Alegre. Devido ao forte aquecimento, não se pode afastar chuva de verão extremamente isolada na Metade Norte e, se ocorrer, afetará pouquíssimos pontos.

As mínimas rondam os 16°C em São José dos Ausentes e os 17°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 38°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 22°C e 35°C.

O fenômeno El Niño tem propensão a trazer chuva acima da média no Rio Grande do Sul no verão. Entre dezembro e janeiro, a precipitação foi acima da média no Estado, principalmente por conta de um dezembro muito chuvoso. Houve áreas do Oeste e do Noroeste do Estado que apenas no último mês tiveram mais de 600 mm, ou seja, mais que a precipitação média histórica do verão inteiro.

Agora, podem ser esperados no decorrer deste verão períodos mais secos, como o que se tem em janeiro em muitas áreas. Mesmo com El Niño ocorrem meses ou períodos de chuva mais escassa durante a estação quente do ano. O que está em andamento pode ser longo e cada dia os dados prolongam mais, logo é crescente a preocupação devido à agricultura.