022Anunciada para começar nesta terça-feira, bancários devem entrar em greve nacional por tempo indeterminado. Eles pedem reajuste salarial de 5%, além de reposição da inflação do período (9,57%). A categoria também reivindica, entre outros pontos, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 14,78% (5% de aumento real), melhorias na segurança, como “a permanência de dois vigilantes por andar nas agências e pontos de serviços bancários” e a regulamentação do atendimento remoto.

Representantes dos banqueiros ofereceram reajuste de 6,5% sobre o salário e benefícios, além de abono no valor de R$ 3 mil. O comando nacional dos bancários rejeitou a proposta. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), a paralisação foi aprovada em assembleias de cerca de 140 sindicatos e federações pelo país, inclusive no Rio Grande do Sul, realizadas na semana passada.

CANAIS ALTERNATIVOS

CAIXAS ELETRÔNICOS

> Agendamento e pagamento de contas (não vencidas)
> Saques, emissão de folhas avulsas de cheque, depósitos em dinheiro ou cheque, consulta e retirada de saldos/extratos, transferências, saques de benefícios sociais
> Bloqueio e desbloqueio de cartão, empréstimo pessoal (CDC), resgate de investimento, solicitação de débito automático

CORRESPONDENTES

> Pagamento de boletos bancários e de faturas de concessionárias de serviços públicos
> Saque de dinheiro e de benefícios sociais
> Depósito em conta corrente ou em conta poupança
> Consulta a saldos e extratos de contas correntes e de poupanças; entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados/pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas; recarga de celular pré-pago

INTERNET BANKING

> Consultas a saldos, extratos, lançamentos futuros, investimento, poupança, aplicações e transações agendadas
> Agendamento e pagamento de boletos bancários e de faturas de concessionárias de serviços públicos
> Transferências, solicitação e desbloqueio de talão de cheques, solicitação, consulta e cancelamento de débito automático, empréstimos

MOBILE BANKING

> Consulta a saldos, verificação de extratos, contas de investimentos, home broker (compra e venda de ações)
> Pagamento de contas, inclusive via Débito Direto Autorizado (DDA)

TELEFONE

> Consultas a saldos e extratos
> Pagamentos de contas e tributos
> Transferências, aplicação e resgate de investimentos, pedidos de talões de cheque

Fonte: Federação Brasileira de Bancos (Febraban)