SONY DSC
SONY DSC

Cerca de 40 salva-vidas do Corpo de Bombeiros foram capacitados para atuar nos projetos Verão para Todos, Praia Acessível e Verão Inclusivo. O treinamento ocorreu com aulas teóricas e práticas na Praia do Cassino em Rio Grande. Segundo a coordenadora do Projeto Praia Acessível da Faders Acessibilidade e Inclusão, Cláudia Alfama, os projetos serão iniciados no dia 17 de dezembro, nas praias do Litoral Norte e Sul. Os projetos Praia Acessível e Verão Inclusivo são idealizados pela Faders Acessibilidade e Inclusão, e integram as atividades do Verão para Todos do governo do Estado.

Ainda de acordo com Cláudia, esta foi a primeira turma de salva-vidas a receber a capacitação. “Serão 10 turmas nas quais abordaremos a cartilha de procedimentos para banho de mar nas cadeiras anfíbias no Projeto Praia Acessível, bem como a capacitação para sobre Abordagem com Cidadania à beira-mar”, explica. Participaram do treinamento salva-vidas dos municípios de Pelotas, São Sepé, Dom Pedrito, Bagé, Cachoeira do Sul, Horizontina, Santa Maria, Rosário do Sul, São Borja, Canoas, Camaquã, Uruguaiana, Candiota, Santana do Livramento, São Lourenço do Sul, Lavras do Sul, Porto Alegre, Quaraí e Vila Nova do Sul. A capacitação também foi ministrada pela técnica da Faders, Susana Nunes Andrade. A próxima turma será no municípios de Torres no dia 29 deste mês.

Praia Acessível

O Programa Praia Acessível, desenvolvido pela Faders Acessibilidade e Inclusão, vai oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade, com banho de mar assistido. Desde o verão 2012/2013, o projeto criou uma cultura de respeito à acessibilidade à beira-mar e incentiva os gestores públicos a implementar e manter projetos permanentes de acessibilidade em seus municípios. Serão beneficiados cerca de 15 municípios pertencentes ao Litoral Norte, Médio, Sul e Bacia Hidrográfica do Guaíba, oferecendo equipamentos para o banho assistido, e com isso ampliando o serviço e os atendimentos às pessoas com deficiência em novas regiões litorâneas do estado.

Mais informações sobre o projeto estão com a Faders Acessibilidade e Inclusão pelo telefone 51 3287-6518 ou pelo e-mail tecnica@faders.rs.gov.br

Texto: Aline Puthin/ Ascom Faders
Edição: Léa Aragón/ Secom