Santo Antônio da Patrulha recebe Ospa em grande concerto

orquestraA Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) participa das comemorações aos 206 anos do município de Santo Antônio da Patrulha levando um concerto especial à cidade. O evento, patrocinado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), acontece no dia 28 de março, terça-feira, às 20h na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. A regência é de Evandro Matté, maestro e diretor artístico da Ospa. Samuca do Acordeon, um dos mais reconhecidos músicos da nova geração de instrumentistas do RS, é o solista convidado. A entrada é franca.

Sobre o programa

O repertório do concerto contempla composições orquestrais tradicionais, música gaúcha e obras inspiradas em ritmos de dança – valsa, polca, ritmos afro-brasileiros e tango. AAbertura da ópera “La Forza Del Destino”, de Giuseppe Verdi (1813-1901), e a “Abertura Coriolano” de Ludwig Van Beethoven (1771-1827) dão início ao programa. Depois, o solista convidado, Samuca do Acordeon, une-se aos músicos para interpretar trecho do “Concerto para Acordeon e Orquestra” de Radamés Gnatalli (1906-1988), compositor gaúcho, e um arranjo de Tasso Bangel para a “Fantasia Brasileira nº5”. A noite terá ainda a “Valsa do Imperador” de Johann Strauss II (1825-1899), conhecido como o “Rei das Valsas” da Viena de sua época, e a “Pizzicato Polka” de Johann e Joseph Strauss. Por fim, destaque para as sonoridades latino-americanas: a Dança Brasileira nº1”, de Camargo-Guarnieri (1907-1993) e Libertango”, de Astor Piazzolla (1921-1992), fecham a apresentação.

Sobre o maestro

Evandro Matté é diretor artístico e maestro da Ospa e da Orquestra Unisinos Anchieta, e diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas. Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da UNISINOS. Esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa e Alemanha. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música.

Sobre o solista

Um dos mais notórios músicos da nova geração de instrumentistas do RS, Samuca se dedica ao repertório de tango, milonga, chamamé, baião, bossa-nova, samba e choro. Já colaborou com artistas como Luiz Carlos Borges, João de Almeida Neto, Rui Biriva, Yamandu Costa, Renato Borghetti, Gilberto Gil, Ângela Maria e Beth Carvalho. Em 2012, participou de diversos festivais de folclore na Europa, nos quais lançou o seu primeiro DVD solo, chamado “Fala Agora”.

Sobre a Série Interior de concertos

A “Série Interior” de concertos da Ospa sublinha a meta da orquestra de institucionalizar sua presença pelas diferentes cidades do RS, colocando municípios diversos na rota da programação. Promovida pela Fundação em parceria com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a série leva alguns dos mais qualificados maestros e solistas gaúchos a Teatros, Igrejas e Auditórios de toda a região.

O concerto em Santo Antônio da Patrulha é promovido com o apoio da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha e da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem.

Mais informações pelo telefone (51) 32227387 e pelo site www.ospa.org.br.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul (Sedactel/RS). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga e Thyssenkrupp. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel/RS.

Concerto da Ospa em Santo Antônio da Patrulha | Série Interior

Quando: 28 de março, terça-feira, às 20h.
Onde:  Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem – R. Domiciano Nunes – Pitangueiras (Santo Antônio da Patrulha)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA

Giuseppe Verdi: Abertura de “La Forza del Destino”

Ludwig van Beethoven: Abertura Coriolano

Radamés Gnatalli: Concerto para Acordeon e Orquestra (Primeiro Movimento – Allegro Moderato) | Solista: Samuca do Acordeon

Johann Strauss II: Valsa do Imperador

Fantasia Brasileira nº 5 (Arranjo de Tasso Bangel) | Solista: Samuca do Acordeon

Johann e Joseph Strauss: Pizzicatto Polka

Camargo Guarnieri: Dança Brasileira nº1

Astor Piazzolla: Libertango (Arranjo: Alexandre Ostrovski Jr.)

Regente: Evandro Matté

Solista: Samuca do Acordeon (acordeon)