Santo Antônio da Patrulha recebe Prêmio Gestor Público 2016

imagem-noticia

O Município de Santo Antônio da Patrulha, por meio do projeto, “A informática redimensionando as relações a partir dos 60 anos de idade”, foi agraciado com o Prêmio Gestor Público 2016. A solenidade ocorreu na noite desta terça-feira (08), no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O Município recebeu o Troféu Prêmio Gestor Público Tecnologia da Informação.

Criado em 2002, o Prêmio é promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec), em parceria com o Parlamento. Os objetivos são incentivar a melhoria da gestão pública e o uso de metodologia nas prefeituras, estimular iniciativas inovadoras e destacar programas municipais que apresentam resultados positivos para as comunidades.

O mérito foi recebido pelo Prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Paulo Roberto Bier. Pela primeira vez consecutiva, o Município recebe a honraria. Em 2015, Santo Antônio da Patrulha foi condecorado com o Troféu Prêmio Destaque Proteção à Infância e à Adolescência, com o projeto “Escala de Vulnerabilidade Social – Proteção à Criança e Adolescência nas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede de Educação Municipal”.

O projeto patrulhense vencedor nesta edição, está sendo desenvolvido desde 2014, no Polo Universitário Santo Antônio. O programa foi criado para atender a necessidade de atendimento aos idosos no que se refere à inclusão digital e social, inserindo-os em ambiente acadêmico. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira.

A INFORMÁTICA REDIMENSIONANDO AS RELAÇÕES A PARTIR DOS 60 ANOS DE IDADE

O projeto iniciou em março de 2014, com duração semestral, com participação de três grupos de idosos.  A aula magna foi proferida por Teresinha Bier, que trabalhou a história de Santo Antônio da Patrulha. Os trabalhos do primeiro semestre foram finalizados com um evento, prestigiado por várias autoridades da comunidade. Durante o segundo semestre, o grupo aceitou o desafio de aulas de teatro e dança, além da informática. O resultado foi um grande espetáculo apresentado no dia dos professores.

No primeiro semestre de 2015, o projeto foi realizado com sete grupos, priorizando a informática básica.  Uma das principais atividades foi a inauguração da biblioteca do idoso, com livros conquistados por Teresinha Bier. No segundo semestre, quatro grupos de idosos participaram do curso Informática Básica. Outro grupo desenvolveu atividades com imagens e dois grupos participaram do projeto Google para Todos.

No período de 2016, foram planejados cursos de informática em dois níveis: Informática Básica e Google para todos. O objetivo é elevar a fluência tecnológica de pessoas que podem se comunicar e trabalhar de forma colaborativa, em hospedagem virtual.

POLO UNIVERSITÁRIO SANTO ANTÔNIO

O Município de Santo Antônio da Patrulha, em parceria, com o Governo Federal CAPES/MEC, possibilita a oferta gratuita de diversos cursos de graduação, especialização, aperfeiçoamento e técnicos.

O Polo Universitário Santo Antônio atua no Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O Polo Universitário também atua na Rede Escola Técnica Aberta do Brasil, em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia oferecendo uma diversidade de cursos técnicos.

Até setembro de 2014 o Polo terá implantado e, em pleno funcionamento, 43 cursos.

O Polo Universitário Santo Antônio mantém uma estrutura avaliada como AA, possibilitando a oferta dos cursos em diferentes áreas do conhecimento. Recebeu uma “Menção Honrosa como melhores experiências de 2013” oferecido pela CAPES, em Brasília, como reconhecimento pelas práticas de gestão.

Secretaria Municipal da Educação – SEMED  Gabinete do Prefeito