Saúde alerta para a importância da prevenção do diabetes

PantherMedia 906049

Resultado de imagem para diabetesO mundo inteiro se une para chamar a atenção sobre uma doença invisível: o Diabetes Mellitus, nesta segunda-feira (14), e a Secretaria da Saúde e a Sociedade Brasileira de Diabetes regional RS (SBD-RS) alertam sobre a importância da prevenção da doença a partir da observação de fatores de riscos e hábitos saudáveis.

São  mais de  13 milhões de pessoas vivendo com diabetes no Brasil. No Rio Grande do Sul, a estimativa é que 6,9% da população tenha diabetes, podendo chegar a até 12% quando são considerados aqueles que ainda não diagnosticaram a doença.

Entre os fatores de risco estão o colesterol alto ou alterações na taxa de triglicerídeos no sangue, sobrepeso ou obesidade (principalmente se a gordura estiver concentrada em volta da cintura), histórico familiar e hipertensão arterial.

O diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue. Apesar de ainda não ter cura, tem tratamento, entre eles hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas.

Texto: Ascom SES
Edição: Léa Aragón/ Secom