Sebrae inaugura novo espaço com foco no empreendedor e nas evoluções digitais

Com a premissa de que o empreendedorismo é o futuro da economia do País e com o objetivo de acompanhar as evoluções digitais, o Sebrae/RS inaugurou um novo espaço de negócios em Porto Alegre. O ambiente, lançado na manhã desta segunda-feira, tem como proposta garantir mais interatividade e conectividade para atendimento e realização de negócios. A nova proposta, localizada na avenida Salgado Filho, 135, no Centro Histórico, concentra as atividades da instituição na Capital e pode ser expandida para as outras 10 regionais do Estado.

A ampliação ainda depende da avaliação que será feita nesse início de atividades piloto em Porto Alegre, explica o diretor-superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho. Mais do que isso, de acordo com ele, a ideia do novo espaço já serve de inspiração pro Sebrae nacional. Trata-se, ainda segundo Fialho, de uma mudança de cultura da instituição para acompanhar os adventos das novas tecnologias, que modificam a sociedade e o mundo muito rapidamente.

“O Sebrae não poderia perder essa oportunidade de se sintonizar com o tempo que estamos vivendo”, comentou o diretor-superintendente. Por isso, o novo local, que chama atenção por ser um espaço de negócios mais dinâmico, foi idealizado tendo o empreendedor como figura principal desse cenário de mudanças. “São as pessoas com atitude empreendedora que mudam o mundo”, afirmou.

Foto: Alina Souza

As mudanças de cultura podem ser percebidas logo que se entra no espaço da Salgado Filho, com totens digitais que oferecem todas as informações do Sebrae para os empreendedores. Mesas de atendimento tradicionais também deram lugar a móveis que, além de mais confortáveis, garantem interação dinâmica na realização de negócios para os empreendedores. De acordo com o gerente da Regional Metropolitana, Paulo Bruscato, o lugar foi pensado em três conceitos: conexão, relacionamento e experiência.

Estar mais conectado, segundo ele, é a proposta logo do primeiro recinto do novo prédio, que tem o objetivo de ser uma escuta ativa. O relacionamento, por sua vez, está atrelado a uma forma mais dinâmica de consultorias, com um ambiente ideal para receber parceiros e falar sobre negócios. Já com experiência tem-se o intuito de garantir uma coletividade e, somada aos outros dois eixos, proporcionar maior valor agregado.

“O empreendedor é a grande mola propulsora da nossa economia”, disse Bruscato, ao explicar que o conceito do lugar de 700 metros quadrados busca transcender experiências e mais inclusão. A avenida Salgado Filho, ainda conforme o gerente, foi escolhida por ter um trânsito muito alto de empreendedorismo. “Esse espaço não é do Sebrae, é do empreendedor.”