Levando em consideração o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, a Secretaria da Saúde promove mateada na Feira do Produtor, no dia 29/8 às 8h30min no Largo dos Estudantes, com o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

De acordo com recentes pesquisas, adolescentes fumantes possuem alta probabilidade de se tornarem adultos fumantes. Quanto mais cedo estabelece-se a dependência ao tabaco, maior o risco de câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis, morte prematura na meia-idade ou na idade madura, segundo o Ministério da Saúde.

Além disso, a experimentação é o primeiro passo para uma futura adesão ao consumo regular dos produtos de tabaco e de outras drogas (Ministério da Saúde, 2011). Jovens fumantes, quando comparados aos não fumantes, consomem três vezes mais álcool, oito vezes mais maconha, 22 vezes mais cocaína e ainda apresentam comportamentos de risco como sexo sem proteção e agressão física.27-08 nh