Como ocorre todos os anos, o município de Osório realiza a tradicional Semana da Pátria, que terá cerimônia de abertura, às 8 horas do domingo (1º/9), na Praça Stenzel Filho (Esplanada das Bandeiras), esquina da Avenida Marechal Floriano Peixoto com a Rua 7 de Setembro.

Logos mais, às 9 horas, do mesmo dia, ocorre o Desfile Cívico Militar, que integra a programa da Semana da Pátria, neste ano, coordenado pela Secretaria de Educação. A segunda data para ocorrer o evento será no sábado (7/9), caso chova no dia 1º.

O arriamento das bandeiras será às 18 horas na Praça Stenzel Filho (Esplanada das Bandeiras). O evento ocorre com a presença de escolas municipais, empresas e demais instituições que demonstram suas ações e reverenciam a Pátria.

Centelha do Fogo simbólico

Antecedendo a abertura oficial, no sábado (31/8) o Corpo de atletas da Liga da Defesa Nacional de Osório, em sua 82ª Corrida, irá buscar a centelha do Fogo simbólico no Parque Histórico Marechal Luis Osório e trará até Osório.

A solenidade de entrega da centelha do Fogo simbólico será às 10 horas no saguão da Prefeitura, tendo também a entrega do Certificado e a camiseta ao aluno vencedor do concurso do Desenho alusivo a Semana a Pátria, aluno Luã Griebeler Moreira da EMEF José Gabribaldi.

A Semana da Pátria é organizada pela PMO/Secretaria de Educação e comissão.

Homenageados da Semana da Pátria 2019:

Nacional: Bandeira Nacional – 130 anos;

Estadual: Parque Histórico Manoel Luis Osório – 50 anos;

Municipal: Hino de Osório – 20 anos.

Homenagens especiais do município:
Professor Silvestre Leão de Oliveira.

Instituições:
Batalhão Suez – 60 anos;
Gemar Marquês do Herval – 40 anos;

Escola de Formação e Especialização de Soldados de Osório – 10 anos;

Diocese de Osório – 20 anos.

Escolas homenageadas:

EMEF Ângelo Gabriel Boff Guasselli – 55 anos.
EMEF João Enet – 45 anos;

EMEF 16 de dezembro – 45 anos;

EMEI Bem Me Quer – 30 anos;

EMEI Matheus Closs/Estrelinha do Mar – 10 anos.