Semana deve seguir com tempo fechado e chuvoso no Rio Grande do Sul

upload-20170109112954clima_previsaoAs chuvas que vêm ocorrendo sobre todas as áreas produtoras de arroz do Rio Grande do Sul mantêm o solo com ótima umidade, mantendo os níveis dos reservatórios em condições ideais ao uso da irrigação. No entanto, alguns produtores já começam a relatar que o excesso de umidade e os vários dias seguidos de tempo fechado prejudicam o pleno desenvolvimento das lavouras. Os dados são do boletim semanal do Instituto Climatempo, produzido especialmente para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

A previsão indica que ao longo da semana a presença de uma área de instabilidade sobre o estado manterá o tempo fechado e chuvoso em grande parte das regiões produtoras de arroz. O tempo só voltará a ficar firme e sem previsão de chuva generalizada no final da semana. Ainda não há relatos de perdas nos potenciais produtivos das lavouras, mas as condições meteorológicas adversas causam apreensão.

As chuvas estão ocorrendo com frequência por conta do enfraquecimento do fenômeno La Niña e de uma condição de águas mais quentes do que a média na região costeira do Oceano Pacífico, mantendo o corredor de umidade sobre a região Sul do Brasil.

Confira diariamente a previsão do tempo no site do Irga. (Fonte: Instituto Climatempo)

Texto: Ascom Irga
Edição: Gonçalo Valduga/Secom