Seminário Arrozeiro do Litoral Norte reúne mais de 200 produtores rurais

upload-20160811162641irga_ilha_jovensMais de 200 produtores rurais participaram nessa quarta-feira (10) da sétima edição do Seminário Arrozeiro do Litoral Norte. O encontro, promovido pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em parceria com a Associação dos Arrozeiros, Sindicato Rural, Emater/RS e Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), ocorreu no Clube dos Jipeiros em Palmares do Sul.

Na abertura, houve apresentação artística de alunos da Escola Municipal Domingos Saraiva. Logo depois, o coordenador regional do Irga na Planície Costeira Externa, Vagner Martini dos Santos, palestrou sobre o panorama da lavoura da Planície Costeira Externa. A nutricionista Ana Laura Guimarães abordou os benefícios do arroz para a alimentação saudável.

O coordenador de programas do Irga José Gallego Tronchoni falou sobre o zoneamento da soja no Litoral Norte ao lado do vice-presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho. O economista da Farsul Antônio da Luz traçou um panorama e falou das perspectivas do mercado doméstico mundial do grão.

Na sequência, o engenheiro agrônomo Luciano Carmona, do Flar, e Alex da Silva Correa, da Emater Palmares do Sul, dialogaram sobre o manejo da lavoura de arroz irrigado e o manejo integrado da soja. Ainda palestraram o engenheiro agrônomo João Antônio Lapolli, especialista em Agronegócios do Sistema Sicredi, e o conselheiro consultivo da Farsul Domingos Velho Lopes.

Participaram do encontro o presidente do Irga, Guinter Frantz; o prefeito de Palmares do Sul, Paulo Lang; o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn; o vice-presidente do Sindicato Rural do município, João Paulo Müller; e o presidente da Associação dos Arrozeiros de Palmares, Roberto Dutra.

Texto: Sérgio Pereira/Ascom Irga
Edição: Secom