Sine Móvel estará neste sábado em Tramandaí no programa Verão para Todos

sine-movel-emite-carteiras-de-trabalho-na-regiao-norte-de-minas (1)O Sine Móvel, da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), em conjunto com o TudoFácil, estará na praia de Tramandaí, na Beira do Calçadão defronte ao QG dos Salva Vidas, das 8h às 19h deste sábado (6). O Sine Móvel tem participado das ações do Verão para Todos, projeto que é o resultado de um trabalho conjunto com diversos órgãos do governo que reúne ações de lazer, serviços e infraestrutura nas principais praias do Litoral Norte e Sul, e Costa Doce. Os servidores da unidade prestarão os serviços de encaminhamento de CPF, da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e para vagas de emprego, além de renovação de Carteira de Artesão.

Vagas de emprego

Interessados em se candidatar a uma oportunidade de emprego, devem comparecer ao local com CTPS. A intermediação de vagas é oferecida gratuitamente tanto para os trabalhadores quanto para os empregadores que oferecem vagas. Todos os trabalhadores cadastrados são avaliados e selecionados de acordo com o seu perfil e o das vagas existentes e, após, são encaminhados ao mercado de trabalho.

Encaminhamento de CTPS

Já para encaminhar a primeira via da CTPS, é preciso apresentar Carteira de Identidade em boas condições, certidão de nascimento ou de casamento, CPF e comprovante de residência com CEP. Para 2ª via, além dos documentos já citados, é necessário apresentar a Carteira de Trabalho anterior em condições de leitura de número e série ou outro documento que conste os referidos dados como cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CNPJ da empresa, extrato do PIS/Pasep ou FGTS, requerimento do seguro desemprego ou termo de rescisão do contrato de trabalho homologado. Em caso de 2ª via por perda ou roubo, exige-se, ainda, boletim de ocorrência policial.

Renovação da Carteira de Artesão

Basta apresentar a Carteira de Artesão antiga e uma foto 3×4 recente e sem rasuras.

CPF

Para solicitar o documento, os maiores de 18 anos devem apresentar documento de identificação oficial com foto do interessado; certidão de nascimento ou de casamento, caso não conste no documento de identificação oficial apresentado a naturalidade, a filiação e a data de nascimento e título de eleitor ou documento que comprove o alistamento eleitoral. Na inexistência da obrigatoriedade ou da impossibilidade do alistamento eleitoral, certidão da justiça eleitoral ou documento que comprove essa condição.

Menores de 16 anos, tutelados, curatelados e outras pessoas sujeitas à guarda judicial precisam apresentar certidão de nascimento, certidão de casamento ou documento de identificação oficial com foto do menor; documento de identificação oficial com foto do solicitante (um dos pais, tutor, curador ou responsável pela guarda); e documento que comprove a tutela, curatela ou responsabilidade pela guarda, conforme o caso, do incapaz ou interdito.

Por fim, menores com 16 ou 17 anos de idade devem apresentar documento de identificação com foto do menor, que comprove sua naturalidade, filiação e data de nascimento, de o solicitante for a própria pessoa; ou certidão de nascimento ou documento de identificação oficial com foto do menor que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento e documento de identificação oficial com foto do solicitante, se o solicitante for um dos pais. Nesse caso, a apresentação do título de eleitor ou documento que comprove alistamento eleitoral é facultativa.

Resultados

O Sine móvel já prestou 662 atendimentos a população que buscou os serviços oferecidos na unidade móvel da FGTAS. A unidade participou das ações em Capão da Canoa, Torres, Cidreira São Lourenço do Sul e Cassino.

Texto: Bete Guerra/Ascom FGTAS
Edição: Léa Aragón/Secom